Ceará mantém expansão do PIB com avanço de 1,05% no 1º trimestre de 2015

17 de junho de 2015 - 13:53

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará apresentou avanço de 1,05% no primeiro trimestre de 2015 na comparação com o mesmo período de 2014. O desempenho do Estado ocorre em um cenário nacional de retração, no qual a economia do Brasil registrou queda de 1,6%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o Estado aponta outro número positivo: 3,10% de alta. Para o fechamento de 2015, a previsão é de crescimento de 2% do PIB.

A tendência de expansão acima da média nacional está mantida e reforçada na primeira estimativa de PIB do Governo Camilo Santana. Os números estão sendo divulgados, na manhã desta quarta-feira (17/6), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece). Segundo o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, o resultado decorre principalmente da expansão das atividades relacionadas ao setor de turismo e serviços públicos governamentais (3,29%). Setores como comércio e indústria de transformação tiveram retração.

pib“O Ceará conseguiu segurar a queda da atividade econômica no Estado,, diferentemente do que aconteceu em outros estados e no país. Isto se deu como resultado da dinâmica de setores relacionados ao turismo, especialmente “transporte” (0,93%) e “alimentação e alojamento” (3,03%), além dos serviços da “administração pública”, reforçou o dirigente.

Flávio Ataliba acrescenta, ainda, que esse desempenho reforça a vocação e o potencial já consolidado do Ceará na área do turismo, onde o estado apresenta vantagens comparativas importantes. “Os esforços do atual governo em fortalecer ainda mais esse segmento, como por exemplo, a construção do Acquário Ceará, são muito importantes”, destacou o diretor geral do Ipece.

Quanto às perspectivas do Estado para este ano, o coordenador das Contas Regionais do Ipece, economista doutor, Nicolino Trompieri Neto, acredita que, mesmo num ambiente de incertezas da economia brasileira, o Ceará deverá ter um saldo em torno de 2%.

Fotos: Marcos Studart

17.06.2015

Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará