Semace promove novo curso de multiplicadores do CAR na EGP

12 de junho de 2015 - 19:19

De 09 a 12 de junho, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria Florestal (Diflo), promoveu o curso de formação de multiplicadores para ministrar cursos de capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A capacitação é fruto do Plano de Ação para Implementação do CAR no Ceará e tem como objetivo formar agentes multiplicadores para realizarem cursos de capacitação no interior do Estado e auxiliar no cadastramento das propriedades ou posses rurais de até quatro módulos fiscais.

O curso ocorreu na Escola de Gestão Pública (EGP), com carga horária total de 32horas/aula. Em sua metodologia foram abordadas as temáticas: Importância Social e Econômica do CAR, Legislação Ambiental aplicada ao CAR, Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), Noções de Geoprocessamento ao CAR, além de exercícios voltados para a prática. Os módulos foram ministrados pelas engenheiras florestais da Semace, Marcela Mendonça e Jaine Cubas.

De acordo com a Diflo, o treinamento visa ampliar o número de agentes multiplicadores para difundir sobre o que CAR, as vantagens e desvantagem em realizar o cadastramento, uma obrigatoriedade estabelecida por lei quando da alteração do código florestal em 2012. A capacitação acontece a partir de um plano de ação estratégicos com os setores de meio ambiente, desenvolvimento agrário nas instâncias governamentais, terceiro setor e a Federação da Agricultura do Estado (Faec), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetraece).

Ainda segundo a Diflo, será implantada uma nova estratégia de treinamento em municípios sedes agendados para o Maciço de Baturité, Cariri, Jaguaribe até o final de setembro. Os instrutores serão da Semace, Sema, Idace alguns já replicando os conhecimentos assimilados na primeira turma realizada em maio de 2015. O público atendido se constitue em servidores públicos municipais, estaduais, técnicos das universidades estaduais do Estado (Uterce) e demandas da Fetraece, Secretaria do Desenvolvimento Agrário, dentre outros.

A EGP é parceira neste treinamentos oferecendo apoio logístico técnico e gerencial sendo utilizados os instrumentos e metodologias por ela adotadas.

Participaram do treinamento técnicos dos municípios de Piquet Carneiro, Acopiara, Quixeré, Caucaia e ainda técnicos do Idace. Os agentes treinados deverão ser pontos focais em suas respectivas regiões.

CAR

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem como objetivo integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. O cadastro pode ser feito através do site: www.car.gov.br.

A Semace, assim como seus demais parceiros, auxiliam os empreendedores rurais e agricultores a se inscreverem no CAR. A Diretoria Florestal – DIFLO da Semace é a responsável em dar essa assintência aos cidadãos. As dúvidas podem ser dirimidas através dos telefones (85) 3264-8117 ou (85) 3101-5546.

12.06.2015

Ana Luzia Brito
Assessoria de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 8653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará

Assessoria de Comunicação – Ascom
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101-5554