Izolda Cela recebe representante da Educação do Canadá

10 de junho de 2015 - 19:03

A vice-governadora Izolda Cela recebeu, na manhã desta quarta-feira (10), a vice-ministra da educação da província de Ontário no Canadá, Mary Jean Gallagher, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A autoridade internacional veio ao Brasil para conhecer mais do modelo de educação do Ceará – que é referência para outros estados brasileiros -, além de dividir experiências sobre a reforma educacional da província.

Responsável pela reformulação do ensino no Estado, no período em que foi secretária de Educação, a vice-governadora apresentou as ações de sucesso implementadas pelas escolas estaduais para a educadora canadense. “A vinda da vice-ministra Mary Jean é de total relevância para a discussão da reforma no ensino das escolas cearenses. Ter nos escolhido como fonte, além de dar a oportunidade de poder compartilhar novas e boas experiências, nos dá também mais ânimo para garantir a qualidade da nossa educação”, comentou a Izolda Cela.

CG2621okAtualmente, Ontário é considerada pela comunidade internacional como um caso de sucesso em que conseguiu, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade e a equidade do sistema educacional. Entre as estratégias estabelecidas para as mudanças na Educação da cidade canadense estão o aumento da taxa de conclusão de ensino médio; a melhoria do rendimento estudantil no ensino fundamental e médio; e a garantia de que alunos do ensino fundamental dominem a linguagem e a matemática em cada idade de referência.

A vice-ministra participa ainda, em Sobral, de um seminário intitulado “A Transformação dos Sistemas Educacionais: Ontário-Canadá e Sobral-Ceará”, em que vai detalhar o processo de transformação por que passou sua província. “Vimos no Ceará um grande potencial para expandir ainda mais o sucesso alcançado em nossa cidade. Ter uma educadora a frente das ações do Estado, só aumenta ainda mais a expectativa para o êxito de nossas experiências”, revelou a chefe da educação internacional, fazendo ao trabalho da vice-governador.

Na reunião, estiveram presentes também o reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos; o secretário das Cidades do Estado, Ivo Gomes; o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda; e a diretora do Instituto Natura, Beatriz Ferraz.

Fotos: Carlos Gibaja

10.06.2015

Wilame Januário
Repórter / Célula de Reportagem

Sabrina Lima
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898