Governador entrega viaturas para novos batalhões da PM que integram o Interior do Estado

2 de junho de 2015

O governador Camilo Santana fez a entrega de 48 motos e duas caminhonetes para o reforço das ações do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), além de seis viaturas para o Batalhão de Divisas, na manhã desta terça-feira (2), durante reunião realizada do Programa “Em Defesa da Vida”, na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em Fortaleza.

“A previsão é termos todas essas viaturas em funcionamento a partir de julho, quando todas as equipes já estarão treinadas para estarem no interior do Estado. Essas ações mostra que estamos empenhados no objetivo de reduzir cada vez mais os índices de crimes violentos”, destacou o governador. Na reunião foi anunciada ainda a redução dos índices de mortes violentas no Estado pelo quarto mês seguido, com 11,4% de diminuição neste ano em relação ao período de janeiro a maio de 2014.

RmotogovAs motocicletas do BPRaio têm o objetivo de integrar a segunda turma em formação dos policiais que atuarão na Região do Cariri, previsto para conclusão no próximo dia 20. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes, e armamento dos policiais já está disponível. O próximo município a receber o BPRaio será Sobral, em outubro próximo. “Ao todo, vão ser destinados 77 profissionais do Raio para a região do Cariri, primeiramente. Nosso compromisso é dar início as atividades para segunda quinzena de julho. E, até outubro, estaremos também com o BPRaio e Batalhão de Divisas na região Norte”, anunciou o governador.

Também com início das atividades já para julho, os 102 policiais do Batalhão de Divisas estão sendo treinados com conclusão da primeira turma para próximo dia 8 de junho. O Batalhão de Divisas é um novo grupamento da Polícia Militar, criado na gestão do governador Camilo Santana, para vigilância contínua das divisas dos estados brasileiros vizinhos ao Ceará. “Esse Batalhão é mais uma das ações que foram debatidas em nossas reuniões de monitoramento. Inicialmente, estamos fazendo o policiamento nas fronteiras do Ceará com Pernambuco e Rio Grande do Norte. Posteriormente, serão implantadas mais duas turmas que estarão nas divisas entre Paraíba e Piauí”, revelou o governador.

Segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, os investimentos feitos na segurança do Estado são importantes para a consolidação do programa “Em Defesa da Vida. “A meta de redução de crimes violentos é refletida de diversas maneiras. São ações de educação, cultural, de lazer. Porém, nosso objetivo passa, principalmente, pelo investimento nas pessoas e equipamentos que integram as forças de segurança do Estado. Portanto, ter o apoio do nosso governador à frente do Programa é fundamental para esse desempenho”, destacou o secretário.

Fotos: Marcos Studart e Carlos Gibaja

02.06.2015

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

Gestor de Célula/Secretarias
Ciro Câmara ( ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil – (85) 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br