Ceará reduz mortes violentas pelo quarto mês consecutivo

2 de junho de 2015 - 18:20

Pelo quarto mês seguido o índice de mortes violentas no Estado do Ceará apresenta redução. A boa notícia foi divulgada pelo governador Camilo Santana durante na reunião mensal de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida”, realizada na manhã desta terça-feira (2), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em Fortaleza. Foram 10% de diminuição nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) em maio em relação ao mesmo período do ano passado.

O destaque do mês ficou para Fortaleza, com decréscimo de 26,3% nas CVLIs, representando 47 vidas salvas. Nos cinco primeiros meses, a queda foi de 11,4% em todo o Estado. “Tenho enfatizado o esforço de todos que compõem a segurança pública do Governo do Estado. Considerando o mesmo período do ano passado, salvamos 223 vidas em todo o Estado. Nossa meta é 6% e já passamos dessa margem, chegando acima de 11%. Por isso, vamos continuar acompanhando, monitorando e reforçando todas as ações efetivas de segurança no Interior e na Capital”, garantiu o governador.

Rsspds 2No ano, Fortaleza e Região Metropolitana tiveram diminuições significativas de 20,8% e 16,5%, respectivamente. O governador também lembrou da importância da transparência nas ações de segurança e nos dados consolidados. “Nós somos o único Estado que divulga todas as ocorrências e dados da segurança pública consolidados entre todos os órgãos do País. Um esforço que faz do Ceará é o estado mais transparente do Brasil, sendo reconhecido, inclusive, em primeiro lugar em transparência pela Controladoria Geral da União (CGU)”, destacou o governador.

Dados consolidados de maio de 2015

Somente no mês de maio, foi registrada queda de 10% nos óbitos em relação a maio do ano passado em todo Ceará, com 36 vidas salvas no mês. Além dos 26,3% de redução nos índices de CVLI na Capital, no Interior Norte houve empate em relação a maio de 2014. Já a Região Metropolitana de Fortaleza e o Interior Sul apresentaram acréscimos de 6,3% e 10,9%, respectivamente.

Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, os dados revelam os investimentos diretos feitos pelo Governo do Estado, além da reunião de forças dentro e fora das estruturas do Executivo do Estado. “Estamos apenas no início de um trabalho. Ainda há muitas coisas a serem feitas. Porém, nosso diálogo com cada órgão de segurança pública, que vai desde a valorização dos seus trabalhos a compra de viaturas e equipamentos, transborda nos resultados positivos do Programa. A participação efetiva de entidades como o Ministério Público, Polícia Federal e outros órgãos fiscalizadores também nos ajudam a garantir essa redução contínua”, revelou o secretário.

Durante a reunião, estiveram presentes a vice-governadora Izolda Cela, os comandantes coronel Geovani Pinheiro da Silva (Polícia Militar), coronel Carlos Gurgel (Corpo de Bombeiros Militar), delegado-geral Andrade Júnior (Polícia Civil) e perito-geral Maximiliano Chaves (Perícia Forense), além dos responsáveis pelas 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Estado.

Após o encontro, o governador realizou a entrega de veículos que vão reforçar a segurança pública no Estado, em especial no Interior. São 48 motos e duas caminhonetes para o Batalhão de Policiamento Raio, além de seis viaturas para o Batalhão de Divisas.

SSPDSok
SSPDSok1