Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza fecham parceria para ampliação do IJF

1 de junho de 2015 - 21:17

O governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, assinaram nesta segunda-feira (1) o protocolo de intenções para uma grande obra integrada entre Governo e Prefeitura que vai melhorar o serviço de saúde pública do Estado: a ampliação do Instituto Doutor José Frota, com construção de novo prédio. O projeto está avaliado em R$ 74.623.723,66, divididos entre Governo Federal (50% do valor), Estado (30%) e Município (20%).

A ampliação do equipamento faz parte da Agenda Fortaleza, ação integrada entre Governo do Ceará e Prefeitura para implantação de infraestrutura e serviços para atender à população da Capital cearense.

O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento do IJF, com a criação de novos leitos de internação, terapia intensiva e aumento da capacidade cirúrgica, tendo como resultado a assistência segura ao paciente vítima da violência urbana, em ambientes adequados e resolutivos.

O complexo, que será interligado com o IJF, ocupará uma área de 13.000m², com quatro andares – com dois subsolos destinados a estacionamentos. A nova estrutura conta  com salas cirúrgicas, leitos de recuperação, além de dois serviços antes inexistentes no hospital: ressonância magnética e hemodinâmica. Serão 206 novos leitos, aumentando o número de 461 para 667. A previsão de entrega da obra completa é dezembro de 2017. Porém, o equipamento já passará a funcionar quando o primeiro andar estiver concluído.

Rijf2“Esse novo IJF é uma resposta imediata à população que precisa de atendimento da saúde pública. Quero parabenizar o prefeito Roberto Cláudio pelo projeto. O ministro da Saúde, Arhur  Chioro, compreendeu a importância  e deu todo o aval. Será um enorme ganho para a população cearense. Quero agradecer por essa parceria e dizer que esse equipamento terá todo o apoio do Governo do Estado”, disse o governador Camilo Santana.

O prefeito Roberto Cláudio destacou a importância da parceria entre os poderes para que a obra pudesse ser realizada. “Sozinho é muito difícil fazer qualquer coisa. Só estamos aqui porque Prefeitura e Governo trabalham juntos. Foi muito estudo, muita conversa com profissionais da área. Apesar de o IJF ter ótimos profissionais, muitas vezes eles são subutilizados pela falta de leitos. Então, precisávamos de uma nova estrutura física. O próprio governador Camilo optou por levar esse projeto para o ministro Arhur Chioro como algo prioritário para o Ceará”, disse.

Mais medidas para a saúde

Além do anúncio da construção do novo IJF, Camilo Santana e Roberto Cláudio anunciaram durante entrevista coletiva mais ações em urgência e emergência para diminuir os problemas na saúde em Fortaleza:

– Concurso para 117 médicos (com cadastro de reserva)
– Prevenção de acidentes de trânsito (ação da Bloomberg Foudation)
– Expansão de leitos de retaguarda do Hospital da Mulher
– Reforma e ampliação dos três frotinhas (Messejana, Parangaba e Antônio Bezerra)

Participaram também da entrevista coletiva o secretário da Saúde em exercício, Henrique Javi; a secretária da Saúde de Fortaleza, Socorro Martins; o superintendente do IJF, Walter Frota; além de profissionais e dirigentes da área da saúde.

01.06.2015

Thiago Sampaio