Governador participa da reinauguração do Parque Estadual Botânico do Ceará

1 de junho de 2015 - 17:48

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, o governador Camilo Santana participou, na manhã desta segunda-feira (1º), da reinauguração do Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza. “Precisamos ampliar, cada vez mais, espaços como este no Estado. E esta reinauguração é uma forma de despertar na sociedade a importância de nós cuidarmos do meio ambiente e da nossa água”,  ressaltou o governador que levava o filho Pedro, de 4 anos, para a visitação.

 

O chefe do executivo estadual fez uma visita guiada pelos principais equipamentos do espaço. “O Governo tem dado o exemplo quando assinamos um decreto para que sejam economizados 20% do uso da água e energia dos órgãos do Estado. Eu, como um ambientalista e servidor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), não poderia deixar de dar a devida importância a esse tema essencial para as atuais e futuras gerações de cearenses”, lembrou Camilo.

Rpersonagem

O professor da rede pública estadual de ensino, Luiz Gonzaga, de 63 anos, reforçou a importância do espaço tanto para o ensino quanto para a pesquisa acadêmica. “Nossos estudantes são carentes, às vezes, de informação de qualidade. Quando temos um local como este totalmente acessível, eles acabam tendo uma aula prática e de vivência com uma realidade. Além disso, é um ótimo equipamento para o público em geral. Eu mesmo pretendo vir várias outras vezes com toda minha família”, comentou o educador.

 

Ainda durante a visitação, o governador foi recebido pela comunidade indígena dos Tapebas que fez uma apresentação típica do folclore local. O coral da Verdes Vozes da Semace e um grupo de alunos da rede pública do município também cantaram para o governador. Ele fez ainda a entrega de uma Menção Honrosa ao professor Antônio Renato de Lima Aragão, ambientalista, assessor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e ex-superintendente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por seus serviços prestados ao Parque Estadual Botânico.

Rdestaque

Ao final, Camilo Santana fez o plantio de uma muda de pau-brasil em alusão simbólica à inauguração do novo ambiente de visitação, trilhas e pesquisas. Estiveram presentes no evento, o secretário Artur Bruno (Meio Ambiente), o superintendente Ricardo Araújo (Semace), além do deputado estadual Naumi Amorim e o prefeito do município de Caucaia, Washington Goes.

 

Sobre o Parque Estadual Botânico do Ceará

O espaço teve sua estrutura totalmente reformada, sendo aberta aos visitantes durante todos os dias, inclusive domingos e feriados, de 8h às 13h e de 14h às 17h. Em 190 hectares de mata virgem, estão 182 espécies vegetais catalogadas de biomas como caatinga, tabuleiro e mata atlântica. Há ainda mais de 60 aves, estrutura para realização de eventos, banco de mudas produzindo 3.000 unidades por mês de 11 espécies nativas em estoque, um banco de germosplasma (sementes) e um orquidário. Também podem ser vistos apiários com colmeias de abelhas italianas. Além disso, cada cidadão ainda pode pegar até cinco mudas de árvores nativas.

 

01.06.2015

 

Wilame Januário
Repórter / Célula de Reportagem

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
sabrina.lima@gabgov.ce.gov.br

 

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil – Governo do Estado Ceará
(85) 3466.4898