Sejus e STDS lançam Primeiro Passo para internos do sistema penitenciário

26 de maio de 2015 - 12:03

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) assina, nesta terça-feira (26), às 14h, termo de adesão ao programa Primeiro Passo, executado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). A assinatura ocorre dentro do lançamento das novas turmas de capacitação profissional do programa para este ano e será feita na sede da STDS.

Pela primeira vez, o programa levará 200 vagas para algumas das grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O objetivo é garantir uma qualificação profissional e contribuir para o processo de ressocialização dos internos do sistema prisional cearense por meio do programa Primeiro Passo.

As aulas serão ofertadas nas Casas de  Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III) e Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II), ambas em Itaitinga; Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz; e a Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba. A Sejus também está formando uma turma com cumpridores do regime semiaberto beneficiados com o tornozelamento eletrônico. Serão 40 vagas ofertadas e as aulas ocorrerão na própria Sejus.
 
De acordo com o assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes, as aulas ofertadas serão em auxiliar administrativo, informática, mecânica de motos, conserto e manutenção de ar condicionado, manicure e pedicure, e serigrafia artesanal. “Além da capacitação profissional, ofertaremos uma capacitação cidadã, com formação em ética e direitos humanos, entre outros temas”, aponta Moraes.

Para o titular da Sejus, Hélio Leitão, ofertar uma capacitação para os jovens internos é dar a eles uma oportunidade de construir um caminho diferente ao deixarem o encarceramento. “A prisão só pode gerar mudanças na vida dos internos se ofertar oportunidades, se der a eles a chance de aprender uma profissão e seguir um novo caminho”, aponta.

SERVIÇO:
Data: 26 de maio (terça-feira)
Horário: 14 horas
Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

26.05.2015

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
85 3101-2862 / www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara