Governador garante celeridade na construção de vias de acesso a Pires Ferreira

25 de Maio de 2015

O governador Camilo Santana garantiu celeridade nas obras de pavimentação e acesso ao município. “Diversas obras de acesso estão sendo feitas para a Região Norte do Estado. Por isso, venho dizer do meu compromisso com a estrada que dá acesso ao município Pires Ferreira por Reriutaba, além das obras de pavimentação de quem vem da cidade de Ipu”, reforçou o governador,  na noite deste domingo (24), durante comemoração aos 28 anos da emancipação de Pires Ferreira, a 303 km de Fortaleza.

 

O chefe do executivo esteve na cidade para solenidade de inauguração da via paisagística Enoque Mororó. Na ocasião, o governador agradeceu a receptividade calorosa dos cidadãos piresferreirenses, participando do encerramento dos festejos tradicionais da cidade.”Esta é uma obra que garante ainda mais acessos aos visitantes e cidadãos de Pires Ferreira. Comemora a população e ganham ainda mais as pessoas que moram e utilizam a cidade”,  reforça o governador.

 

Via paisagística

 

RrainhaO novo espaço de lazer tem o investimento de R$ 773,7 mil, com recursos do município. Também foram construídos uma ciclovia e mobiliário urbano para contemplação da área. Realizada na entrada da cidade, na CE 524, a via paisagística tem 1,6 km de obra. “Foi um pedido recorrente da população: um local seguro para o acesso de bicicleta, além de passeio e corrida. Estamos muito felizes em receber o nosso governador para inaugurar uma obra tão significante para a nossa cidade, principalmente durante a comemoração de nossa emancipação”, destaca Marfisa Aguiar, prefeita do município de Pires Ferreira.

Rpovopires

 

 

 

 

 

 

 

Durante a visita à cidade, o governador também esteve presente em um jantar comunitário, além do desfile para escolha da Miss Pires Ferreira. “A vinda do governador à nossa cidade só me dá alegria e honra. Tê-lo aqui participando dos festejos da cidade, de perto, em um sinal de respeito, é uma satisfação imensa”, responde emocionada Andressa da Silva, a vencedora do concurso local.

Os festejos no município tiveram início na última quinta-feira (21), com diversas atividades para os moradores como campeonatos esportivos, cavalgada, desfiles, ato ecumênico, atrações musicais e prestação de serviços. Para participar da comemoração, esteve presente o secretário Ivo Gomes (Cidades), além de Leônidas Cristino (deputado federal), prefeitos, secretários e vereadores da região.

 

Emancipação do município de Pires Ferreiras

 

A cidade foi emancipada no dia 22 de maio de 1987, após plebiscito realizado com os moradores que residiam no vilarejo de Pires Ferreira. Porém, em 1964, a localidade já teria sido elevado à categoria de município, mas logo depois rebaixado, permanecendo como distrito de Ipu. Em 1925, Pires Ferreira recebeu a estação ferroviária, auxiliando no comércio da Região. Já em 1950, o mercado público foi entregue à população. Na década de 60, os moradores foram beneficiados com a chegada da energia elétrica e grandes avanços foram possíveis na localidade.

 

Fotos: Ariel Gomes

 

25.05.2015

 

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

 

Wilson Zanini
Gestor de Célula/Célula de Reportagem

 

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil – Governo do Estado do Ceará
Fone: 85 3466-4898