Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas

22 de Maio de 2015

Os doze Comitês das Bacias Hidrográficas do Ceará estão reunidos, no Hotel Dom Cláudio, Rua Fausto Aguiar, 700, Cambeba, Fortaleza (por trás da Cogerh), para o Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH). O objetivo é discutir questões em comum que impactam todas as bacias.

 

O encontro conta com a participação da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)/Sede e Regionais e da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH). Compondo a mesa estavam o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, que afirmou: “Temos que encontrar novos caminhos para solução do desabastecimento hídrico, um deles é a dessalinização de água do mar, para atender o Porto do Pecém. Com a dessalinização podíamos aliviar regiões do Estado, como irrigantes e empresários que geram empregos, pensando assim na economia do Ceará. Com a experiência que temos, vejo que podemos encontrar alternativas.” Por sua vez, o representante do secretário dos Recursos Hídricos, Carlos Campelo, disse que o papel dos Comitês é fundamental diante da crise hídrica.

Para o diretor de Planejamento da Cogerh, Ubirajara Patrício, o Fórum é um momento de articulação entre os Comitês e o Sistema dos Recursos Hídricos do Ceará, que gera troca de experiências entre os Comitês.

No dia 22 de maio, haverá eleição da nova coordenação do Fórum. Atualmente, esta conta com o coordenador geral, Alcides da Silva Duarte, coordenador adjunto, Geneziano Martins e o secretário geral, Antônio Alzemar de Oliveira. Alcides da Silva diz que o Fórum é importante para o fortalecimento dos Comitês, além de estar em processo de crescimento e reconhecimento. O coordenador disse que a partir de experiências exitosas apresentadas pelos Comitês, uma delas será selecionada para apresentação no 17° Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), em Caldas Novas (GO), de 4 a 9 de outubro de 2015.

O FCCBH também contará com Momento Solene de Homenagem e Entrega da Comenda Antonio Zaranza ao padre Manoel Bezerra Machado, do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús, idealizador da Escola de Família Agrícola de Independência e palestra sobre Cadastro Ambiental Rural.

22.05.2015

Rafaele Esmeraldo Menezes 
Assessora de Imprensa da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
85 3218.7020
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / 85 3466.4898