Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas

22 de maio de 2015 - 11:50

Os doze Comitês das Bacias Hidrográficas do Ceará estão reunidos, no Hotel Dom Cláudio, Rua Fausto Aguiar, 700, Cambeba, Fortaleza (por trás da Cogerh), para o Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH). O objetivo é discutir questões em comum que impactam todas as bacias.

 

O encontro conta com a participação da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)/Sede e Regionais e da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH). Compondo a mesa estavam o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, que afirmou: “Temos que encontrar novos caminhos para solução do desabastecimento hídrico, um deles é a dessalinização de água do mar, para atender o Porto do Pecém. Com a dessalinização podíamos aliviar regiões do Estado, como irrigantes e empresários que geram empregos, pensando assim na economia do Ceará. Com a experiência que temos, vejo que podemos encontrar alternativas.” Por sua vez, o representante do secretário dos Recursos Hídricos, Carlos Campelo, disse que o papel dos Comitês é fundamental diante da crise hídrica.

Para o diretor de Planejamento da Cogerh, Ubirajara Patrício, o Fórum é um momento de articulação entre os Comitês e o Sistema dos Recursos Hídricos do Ceará, que gera troca de experiências entre os Comitês.

No dia 22 de maio, haverá eleição da nova coordenação do Fórum. Atualmente, esta conta com o coordenador geral, Alcides da Silva Duarte, coordenador adjunto, Geneziano Martins e o secretário geral, Antônio Alzemar de Oliveira. Alcides da Silva diz que o Fórum é importante para o fortalecimento dos Comitês, além de estar em processo de crescimento e reconhecimento. O coordenador disse que a partir de experiências exitosas apresentadas pelos Comitês, uma delas será selecionada para apresentação no 17° Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), em Caldas Novas (GO), de 4 a 9 de outubro de 2015.

O FCCBH também contará com Momento Solene de Homenagem e Entrega da Comenda Antonio Zaranza ao padre Manoel Bezerra Machado, do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús, idealizador da Escola de Família Agrícola de Independência e palestra sobre Cadastro Ambiental Rural.

22.05.2015

Rafaele Esmeraldo Menezes 
Assessora de Imprensa da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
85 3218.7020
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / 85 3466.4898