Governador inaugura sistema de cursos online em cerimônia de quatro anos da Aesp

18 de Maio de 2015

O governador Camilo Santana participou, nesta segunda-feira (18), da solenidade de comemoração dos quatro anos da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), na sede da entidade, em Fortaleza. “Esta celebração dos quatro anos da Academia Estadual de Segurança Pública só reforça a grandiosidade que tem essa instituição pelos seus equipamentos tecnológicos e, principalmente, humanos. Saber que foram capacitados mais de 53 mil servidores da segurança pública, impulsionando a qualidade do ensino, me deixa cada vez mais empenhado na melhoria das atividades da segurança pública”, reforçou o governador.

O chefe do Executivo havia citado o número de, precisamente, 53.056 agentes da segurança que foram formados desde a unificação das atividades em maio de 2011 – realizada anteriormente pela extinta Academia de Polícia Militar General Edgar Facó. Atualmente, todos os cursos são formatados com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, atuando em três eixos de ensino: técnico-científico, humanístico jurídico e a valorização profissional.

Raespesse2Durante o evento, o governador aproveitou para fazer o lançamento dos cursos de aperfeiçoamento à distância, permitindo o acesso dos 1.444 policiais militares inscritos na primeira turma especial para habilitação de sargentos – publicado no boletim do Comando Geral da Polícia Militar (PM). “Para que a gente possa garantir as promoções de quase 9.000 militares ainda este ano – pois é um compromisso meu promovê-los ainda este ano -, nós estamos iniciando um curso de ensino a distância para que possam ser beneficiados pela nova Lei de Promoções, aprovado na Assembleia Legislativa”, destacou Camilo Santana.

Raespesse3O aluno Marcos Aurélio, aspirante da Polícia Militar, comentou sobre a importância da integração na preparação dos alunos das Polícias Civil,
Militar e Corpo de Bombeiros. “O trabalho da segurança pública só tem sua efetiva resposta com forças parceiras tralhando em conjunto. Só tenho a agradecer ao governador Camilo Santana pelo compromisso em realizar cada vez mais o melhor preparo aos novos militares do Estado”, ressaltou o futuro soldado.

Medalha de “Conhecimento, Cidadania, Cultura e Confiança”

Na ocasião, foram concedidas as medalhas “Conhecimento, Cidadania, Cultura e Confiança” às personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e engrandecimento da instituição. Foram agraciados o governador Camilo Santana; os secretários Élcio Batista (Chefe de Gabinete do Governador) e Delci Teixeira (Segurança Pública e Defesa Social); Coronel Giovanni Pinheiro (comandante da PM); Marcus Rattacazo (delegado geral adjunto da Polícia Civil); Coronel José Élcio Costa (secretário executivo do Corpo de Bombeiros), representado pelo Coronel Carlos Gurgel, comandante do BM; Luciana Lustosa (secretaria executiva da Perícia Forense); Coronel Jarbas de Almeida (comandante da reserva da PM); Lúcio Torres (delegado da Polícia Civil); Paulo Bonavides (jurista e professor emérito da Universidade Federal do Ceará), representado pelo seu neto Felipi Bonavides Eloi; e Giovani Jacó de Freitas (coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Conflitualidade e Violência da UECE).

Além dos agraciados, estiveram presentes ainda a vice-governadora Izolda Cela, Socorro França (Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública do Estado – CGD), Coronel Herlínio Dutra (diretor da AESP) e Andrade Júnior (delegado-geral da Polícia Civil).

18.05.2015

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem
wilamejanuario@casacivil.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Célula de Reportagem

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)
Twitter: @GovernoDoCeara
Facebook: facebook.com/GovernoDoCeara
Youtube: youtube.com/GovernoDoCeara