Vice-governadora inaugura Polo de Convivência Social em Caucaia

14 de maio de 2015 - 00:27

A vice-governadora Izolda Cela participou, nesta quarta-feira (13), da inauguração do Polo de Convivência Social Francisco Góis Façanha, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O equipamento é a quarta obra social entregue este ano pelo Governo do Estado, através do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II), da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

Para Izolda, o polo irá contribuir na formação das crianças e jovens do município, além de servir como espaço de confraternização para a população. “Este equipamento será um espaço onde a comunidade poderá utilizar para se encontrar e  MG 95121realizar festejos. Nós, enquanto Estado, temos a obrigação de auxiliar na formação das crianças e jovens. E aqui, elas terão essa oportunidade, com o apoio dos profissionais e das atividades que serão praticadas”, salientou.

O polo atenderá 500 crianças, adolescentes e jovens e oferecerá atividades socioeducativas no horário complementar ao da escola, contribuindo para o desenvolvimento de atividades esportivas e de lazer. O investimento total na obra foi de R$ 1.155.789,72, sendo R$ 759.516,20 o valor pago pelo Estado, e R$ 396.273,52, pelo Município.

O prefeito de Caucaia, Washington Góis, parabenizou a comunidade e falou sobre a parceria com o Governo do Estado. “Quero parabenizar a população por mais essa conquista. Nós temos uma parceria com o Governo do Estado, através do Proares, para a construção não só  MG 94801desse polo, mas também de três Cras (Centro de Referência de Assistência Social) – um na Jurema, um em Capuan e outro em Matões. São equipamentos de assistência social que atenderão toda a população do nosso município”, informou.

A dona de casa Francisca Adriana da Silva (ao lado), de 31 anos, ficou satisfeita com a entrega do espaço e falou que ele poderá auxiliar na escolha profissional do filho. “Esse benefício é, de fato, uma conquista da população. Hoje eu sei que existe um espaço onde meu filho, e toda a comunidade, pode utilizar para auxiliar na formação profissional. O polo dará a oportunidade dele realizar seu grande sonho, que é ser jogador de futebol”, disse.

A vice-governadora, após descerrar a placa e visitar o espaço, falou também do compromisso do governador Camilo Santana em atender a população mais jovem. “Equipamentos como esse estão ligados diretamente a agenda do Ceará Pacífico, liderada pelo governado Camilo. Para isso, entre as ações necessárias, é preciso oferecer boas oportunidades para juventude. E esse empreendimento é um exemplo disso”, informou.

Equipamentos inaugurados

Em 2015, já foram entregues, por meio do Proares II, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Massapê; uma quadra poliesportiva, em Capistrano; e um Centro de Educação Infantil (CEI), em Santana do Cariri. Ao todo, o Proares II já concluiu 140 equipamentos sociais em 52 municípios do Ceará.

Proares II

O Programa financia a construção de unidades sociais e disponibiliza àquelas já existentes equipamentos e material permanente. O programa promove ainda a qualificação dos técnicos prestadores e monitora as ações de serviços nas novas unidades.

Os recursos do Proares II totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartidas Estadual e Municipal.

Entre as obras construídas estão Centros de Educação Infantil, Polos de Convivência Social, Quadras Poliesportivas, Centros de Esporte, Centros de Referência da Assistência Social, Bibliotecas, Pistas de Skate e Bicicross.

Fotos: Queiroz Neto

13.05.2015