Ministro da Saúde participa de evento sobre sarampo no Ceará

5 de maio de 2015 - 12:38

Nesta terça-feira, 5 de maio, o governador Camilo Santana e o ministro da saúde, Arthur Chioro, participam de discussão sobre o sarampo, a partir das 15 horas, no auditório do Palácio da Abolição, Avenida Barão de Studart, 505, Meireles. Participarão do encontro gestores e técnicos da Secretaria da Saúde do Estado e de municípios. O surto de sarampo no Ceará, que chegou a atingir 34 municípios, inicia o mês de maio restrito a cinco municípios – Fortaleza, Caucaia, Horizonte, Trairi e Itaitinga. Em abril foi confirmado até o momento um único caso, ocorrido no dia 4, em Fortaleza.

Há em investigação 134 casos suspeitos de sarampo em 20 municípios, todos ocorridos no mês passado. O surto é considerado encerrado após 90 dias da ocorrência do último caso confirmado. Foram confirmados em todo o Estado 803 casos de sarampo entre dezembro de 2013 e abril deste ano. Desse total, nos municípios ainda considerados em surto, Fortaleza tem 45 confirmações em 2015, Caucaia 44, Horizonte um, Trairi três e Itaitinga seis. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado na segunda-feira, 4 de maio (www.saude.ce.gov.br).

As medidas para o controle da doença no Ceará foram iniciadas a partir da notificação do primeiro caso. Seis notas técnicas foram lançadas pela Sesa, a primeira delas em 13 de janeiro de 2014 e, a última, em 29 de abril deste ano. No dia 27 de janeiro do ano passado, a campanha de vacinação contra o sarampo foi antecipada em 26 municípios cearenses com casos suspeitos notificados – Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Pacajus, Pindoretama, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Guaiúba, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama, Aracati, Jaguaribe e Camocim. Por orientação do Ministério da Saúde, a faixa etária da população-alvo da campanha foi ampliada para alcançar crianças dos 6 meses e 5 anos incompletos. A partir do dia 27 de junho a campanha foi estendida aos demais 158 municípios do Estado.

Antes do inicio da Copa do Mundo de Futebol, que teve Fortaleza como uma das cidades sedes, ocorreu em abril e maio do ano passado a vacinação da população de risco, como voluntários, taxistas e outros profissionais envolvidos com a realização do evento. No dia 8 de novembro, o ministro Arthur Chioro lançou em Fortaleza a campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil. Este ano, no dia 23 de março, começou em Fortaleza e Caucaia a vacinação contra o sarampo das crianças, adolescentes e adultos jovens na faixa etária dos 5 aos 29 anos. A ampliação da faixa etária para a vacinação se deveu à alta incidência da doença nessa população. No início de abril, a campanha de mídia Todos contra o Sarampo foi veiculada em TV, rádio, jornais e busdoors para convocar as famílias a vacinar as crianças a partir de seis meses de idade, os adolescentes e jovens até 29 anos. Todas as semanas a Secretaria da Saúde do Estado publica uma nova tirinha com meio alternativo para divulgar informações sobre o sarampo e principalmente mobilizar e chamar a atenção para a importância da vacinação.

Após quatro semanas sem casos confirmados, o surto de sarampo perde força e teve redução de 13,11 casos em média por semana epidemiológica em 2014 para 6,29 casos este ano. Não houve nenhum registro de óbito no Ceará durante o surto. Antes de 2013 fazia 14 anos que não era registrado nenhum caso de sarampo no Estado. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A principal forma de prevenção é a vacinação, com a tríplice viral disponível nos postos de saúde durante todo o ano. A vacinação é permanente em crianças a partir de 6 meses até menos de 5 anos.

Foto: Iano Andrade – Portal Brasil

05.05.2015

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br       / (85) 3466.4898