Seminário institui Comitê de Pesquisa Clínica da Secretaria da Saúde

24 de novembro de 2014 - 12:31

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) vai criar o Comitê de Pesquisa Clínica, que será instituído durante a realização do I Seminário Estadual de Pesquisa Clínica, nesra terça-feira (25), das 08 horas às 17 horas, no auditório do Centro Universitário Christus (UniChristus), na Rua João Adolfo Gurgel, 133, Cocó. O seminário aprovará o regimento que propõe atribuir ao Comitê o estabelecimento de diretrizes e políticas para a realização de pesquisas clínicas na rede de unidades da Sesa. Participarão do encontro pesquisadores dos principais hospitais da Rede Sesa, assim como outros convidados de instituições de saúde parceiras, como Hospital das Clínicas e Instituto Dr. José Frota (IJF). A abertura do seminário será feita pelo diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT), do Ministério da Saúde, Sérgio de Andrade Nishioka, que abordará em sua conferência “A Importância da Pesquisa Clínica para o SUS”.

Por meio da pesquisa clínica, é possível avaliar novas formas de tratamento e/ou produtos inovadores capazes de substituir aqueles já existentes no mercado e, além disso, gerar novos conhecimentos científicos que garantam tecnologias em saúde efetivas, seguras e acessíveis ao sistema de saúde. O Comitê de Pesquisa Clínica que vai regulamentar a atividade no Estado será constituído por representantes das unidades de saúde de alta complexidade da Rede Sesa, como Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital São José (HSJ), Hospital Geral César Cals (HGCC), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSMM), além do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), e do Núcleo de Ciência e Tecnologia da Sesa (NUCIT).

Já na quinta-feira (27) e sexta-feira (28), será realizado também no auditório do UniChristus, das 08 horas às 17 horas, o Seminário Estadual de Gestão de Tecnologias Biomédicas, que reunirá gestores, engenheiros clínicos/biomédicos e profissionais de saúde envolvidos nos processos de gestão e de incorporação de tecnologias biomédicas nas unidades da Rede Sesa, Núcleos de Avaliação de Tecnologias (NATS), gerências de riscos e outras instituições de saúde do Ceará. O seminário contará com a presença de conferencistas da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde, do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT), do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias (DGITS), ambos do Ministério da Saúde, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As inscrições podem ser feitas pelo email claudete.barros@saude.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3101.5234.

24.11.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara