Hospital Infantil Albert Sabin implanta novo aparelho de tomografia

20 de novembro de 2014 - 13:20

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), comemora mais uma conquista para a saúde da criança com a implantação de um novo e moderno aparelho de tomografia. Em pleno funcionamento desde o último dia 7 de outubro, já foram realizadas mais de 270 tomografias com redução de 70% no tempo de espera e melhoria da qualidade de imagem em 100%.

De acordo com Ademar Pereira, engenheiro clínico do Hospital Albert Sabin, o novo tomógrafo oferece melhores imagens com menores doses de radiação. Com o sistema de reconstrução de imagem em 3D, o tomógrafo multislice faz 63 cortes a mais quando comparado ao equipamento anterior que fazia apenas um, capaz de gerar 100 imagens por segundo com alta resolução, o que diminui o tempo de exposição. “Antes, eram sete exposições diferentes para mostrar apenas uma imagem e agora só uma exposição mostra a imagem por completo”, explica o engenheiro.

O tomógrafo computadorizado multislice oferece resolução de baixo contraste, imagens virtualmente livres de ruídos, reconstrução de menos de 5 minutos para a maioria dos protocolos de referência e design integrado com mínimo impacto do local. Segundo o médico radiologista Álamo Granja, o novo equipamento de tomografia qualifica e acelera o processo do diagnóstico por imagem com métodos menos invasivos, o que beneficia o paciente. Dessa forma, a velocidade na impressão e a qualidade das imagens tornam possíveis os exames aprofundados de toda a estrutura do corpo humano. “O diagnóstico é seguro e preciso”, afirma.

O investimento na compra do novo aparelho foi de R$ 1,5 milhão, recursos de convênio entre os governos federal e estadual, que visa reaparelhar o sistema de saúde com novas tecnologias, melhorando a qualidade do serviço e do atendimento. Para a instalação do novo equipamento, foi necessário ampliar e reformar sala e espaços. As obras foram acompanhadas pela equipe de engenharia técnica do Albert Sabin.

Centro de imagem

O Hospital Infantil Albert Sabin realizou, no mês de outubro, 5.585 exames de imagens de diferentes especialidades, como raio-X (convencional e contrastado), ultrassonografia, ecocardiograma e tomografia computadorizada multislice. Além do novo tomógrafo, o Albert Sabin investiu na aquisição de outros modernos equipamentos médico-hospitalares como o aparelho de raio-X fixo, cuja capacidade de realização de exames aumentou em 50%; o raio-X portátil, que facilitou o acesso para exames no leito, evitando o deslocamento dos pacientes e oferecendo conforto a eles; os aparelhos de anestesia que melhoraram a precisão e a confiabilidade na realização das cirurgias de alta complexidade; videoendoscopia e intensificador de imagens com tecnologia de imagens em HD, os quais dispõem de melhor qualidade nos procedimentos e ampliam a capacidade de atendimento.

20.11.2014

Assessoria de Comunicação do Hias

Helga Santos (imprensa@hias.ce.gov.br / 85 3256.1574)

Twitter: @albertsabince

Facebook: albertsabince