Pesquisador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação fará palestra na Funcap

19 de novembro de 2014 - 14:18

O pesquisador Marco Antônio Silveira, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), estará na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) para ministrar a palestra “Os aspectos psicossociais da Inovação: Competitividade com qualidade de vida”. Aberta ao público, a palestra será realizada nesta quinta-feira (20), no auditório da Fundação, às 16h30.

Para o palestrante, a geração de inovação é condição essencial para que as organizações mantenham sucesso ao longo do tempo em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. “A partir dessa perspectiva, é de extrema importância discutir sobre os fatores psicossociais, pois a geração de valor da inovação é resultado do conhecimento contido na mente humana. De fato, o conhecimento é gerado quando o potencial humano é estimulado e valorizado no ambiente de trabalho”, afirma.

De acordo com o pesquisador, os fatores psicossociais, considerados como uma importante dimensão do ambiente organizacional, influenciam diretamente a capacidade cognitiva e a saúde do trabalhador, assim como o desempenho das empresas.

“Em vista dessa temática, o evento propõe debater soluções efetivas para integrar ganhos econômicos com benefícios sociais na empresa”, destaca. Para o coordenador geral do Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem em Organizações (G.A.I.A.), essa integração entre ganhos econômicos e benefícios sociais é a essência do verdadeiro desenvolvimento socioeconômico, que se constitui no melhor caminho para enfrentar os complexos desafios dos mercados atuais.

“O propósito desta discussão é refletir sobre caminhos efetivos para viabilizar a inovação em empresas industriais brasileiras através de mecanismos simples e adequados à realidade vivida no mundo organizacional, promovendo a qualidade de vida no ambiente de trabalho”, explica o pesquisador.

Sobre o palestrante

Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) desde 1986, onde é o coordenador geral do Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem em Organizações (G.A.I.A.), Marco Silveira é doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do CNPq, com bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Científico e Extensão Inovadora (DT) nível 2.

Possui experiência executiva em empresas (Philips e Thorton Inpec), universidades (FTT/FSA e Eduvale) e centro de pesquisa. É docente em cursos de graduação e de pós-graduação, tendo implantado uma Faculdade, dois Cursos de Graduação, MBA, orientado 36 dissertações, 23 projetos de desenvolvimento tecnológico e 24 de iniciações científicas.

Serviço:

Palestra “Os aspectos psicossociais da Inovação: Competitividade com qualidade de vida”, com Marco Antônio Silveira, pesquisador do MCTI

Data/Horário: Quinta-feira (20), às 16h30
Local: Auditório da Funcap (Avenida Oliveira Paiva, número 941, bairro Cidade dos Funcionários, Fortaleza, Ceará).

19.11.2014

Assessoria de Comunicação da Funcap

Rafael Ayala (85 3275.9629)

www.funcap.ce.gov.br