Instituto Centec realiza Semana de Ciência & Tecnologia em 36 municípios

12 de novembro de 2014 - 13:18

Com o intuito de difundir e promover a ciência e a tecnologia em todas as regiões do Estado do Ceará, o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) realiza até a próxima sexta-feira (14), a Semana de Ciência & Tecnologia.

O evento é uma grande oportunidade para aproximar a população dos conhecimentos técnico, científico e tecnológico, abordando-os como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

Seguindo o tema da 11ª Edição do evento nacional – Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social – 36 unidades operacionais do Instituto Centec realizarão uma programação gratuita e aberta para toda a população.

A Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central, em Quixeramobim, o Centro Vocacional Técnico (CVTEC) em Barbalha e 34 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) realização palestras, oficinas, gincanas, minicursos, show de talentos, dentre diversas outras ações. Confira aqui a programação completa nas 36 unidades do Instituto Centec.

O CVT Barreira, que possui como vocação a oferta de capacitação e orientação técnica sobre a produção de caju, realizará nesta quarta-feira (12) uma palestra sobre pragas e doenças do cajueiro. A Fatec Sertão Central realizará, concomitantemente, a semana tecnológica, que contará com diversas palestras voltadas para os estudantes dos cursos técnicos e tecnológicos.

O CVT Beberibe e Icó concentraram as suas atividades na área de meio ambiente, com ações que vão desde oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos e de reciclagem de garrafas PET à palestra sobre empreendedorismo e economia criativa.

O CVTEC Barbalha, além de oficinas sobre produção de abacaxi e processamento de leite e derivados, realizará uma feira de Economia Solidária em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, na sexta-feira (14), a partir das 7h30. Os visitantes poderão, na ocasião, conhecer a Fábrica Escola de Cana-de-Açúcar do Cariri, que funciona nas instalações do CVTEC. Às 10 horas, haverá a inauguração da biblioteca Antonio Inaudo de Sá Barreto, que homenageia o fundador da unidade do Centec naquela cidade. 

O CVT Missão Velha levará ao público uma apresentação do “Biodigestor: a energia do futuro”, que acontecerá na Escola Monsenhor Antonio Feitosa. Os CVTs Campos Sales, Crateús, Granja, Horizonte, Ipaumirim, Maranguape, Mauriti, Orós, Pentecoste, Piquet Carneiro e Santa Quitéria abrirão os laboratórios de ciências (física, química e biologia) para visitação de estudantes da rede pública e população em geral, além de outras ações. 

O CVT Brejo Santo trará, nesta quinta-feira (13), às 18h30, uma palestra sobre o uso de defensivos agrícolas naturais em hortas escolares. Na sexta-feira (14), em mesmo horário, o tema de debate será a criação de galinha caipira.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) aconteceu entre os dias 13 a 19 de outubro. A Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) realizará o evento entre os dias 2 a 4 de dezembro, na Praça Luiza Távora, em Fortaleza. 

Contatos:

CVTEC Barbalha

Professora Regina Cassundé: (88) 9237-2129 / 3532-0801
(organização da Feira de Economia Solidária e da Semana de Ciência e Tecnologia)

Aline Cavalache, coordenadora do CVTEC Barbalha: (88) 9626-3721

CVT Missão Velha

Coordenador do CVT: Emanoel Ayrlon – (88) 3542-2900 / (88) 9983-4837

CVT Brejo Santo

Coordenador do CVT: Francisco Horley – (88) 3531-4073 / (88) 9965-7477

12.11.2014

Assessoria de Comunicação do Instituto Centec

Caroline Avendaño (carolineavendano@gmail.com / 85 3066.7030 – 8502.3007)