Inscrições para o IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cicero segue até esta segunda-feira (10)

10 de novembro de 2014 - 11:40

Serão encerradas nesta segunda-feira (10), as inscrições para o IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero, que reunirá pesquisadores do Brasil e do exterior, de 17 a 21 de novembro no Cariri. O evento deverá reunir cerca de mil participantes inscritos, intelectuais de vários países e estados brasileiros. A temática central será “E…Onde Está Ele”, que faz referência ao prosseguimento dos estudos voltados ao aprofundamento da temática sobre um dos sacerdotes mais polêmicos da história do Brasil. As inscrições para o evento continuam abertas na Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do site da instituição, que é www.urca.br.

Segundo os organizadores, já há um grande número de participantes inscritos e os maiores pesquisadores sobre o Padre Cícero e religiosidade do Nordeste e especificamente no que diz respeito aos fatos de Juazeiro participarão, a exemplo da escritora norte-americana, Candace Slater, além da pesquisadora Luitigarde Barros, Professora Dra. da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O evento terá a sua abertura no Memorial Padre Cícero, local emblemático que marcou a realização das três primeiras edições que trouxeram importantes mudanças na forma de pensar o Padre Cícero, a religiosidade popular no Nordeste e no País, os romeiros, e o relevante papel dos beatos e beatas, em específico, Maria de Araújo, protagonista do milagre do sangramento da hóstia ofertada pelo sacerdote, em 1889.

A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, ressalta o papel da academia dentro desse contexto de estudos relacionados à religiosidade, principalmente no que diz respeito ao fenômeno que representa o Padre Cícero. Já o Bispo Diocesano, Dom Fernando Panico, destaca a presença do sacerdote a partir da vida do homem mais simples, a fé do povo, ao mesmo tempo em que citou a academia como elemento importante para buscar o aprofundamento desses estudos.

Parcerias estão sendo realizadas no sentido de garantir o sucesso do evento, que terá sua continuidade após a abertura, no auditório do campus Crajubar da URCA. O simpósio constará de conferências, mesas redondas, grupos de trabalhos, lançamento de livros, apresentações artístico-culturais, oficinas, além de visitas guiadas e feira dos Municípios. A conferência de abertura será proferida pela irmã Annette, com o tema “Pe. Cícero e a Igreja na Contemporaneidade”. Ela será a presidente de honra do simpósio.

O evento contará ainda com o Professor Dr. Marcelo Camurça, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Guy Martini, da Rede Global de Geoparks, da França, entre outros estudiosos do Brasil e países principalmente da Europa. A programação cultural constará de apresentações de grupos da cultura popular, documentários, exposições de esculturas em madeira e xilogravura e caminhada cultural.

10.11.2014

Assessoria de Imprensa da Urca

Elizângela Santos (88 3102.1212)