Congresso de Assistência Farmacêutica está com inscrições abertas

1 de julho de 2014 - 14:51

Estão abertas até o próximo dia 1º de agosto as inscrições de participação e trabalhos para o I Congresso Brasileiro de Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica, que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), realizará de 13 a 15 de outubro, em Fortaleza. As inscrições, no valor de R$ 400,00 para profissionais e de R$ 200,00 para estudantes, devem ser feitas pela internet, no endereço https://farmacia.saude.ce.gov.br Com o tema “Assistência Farmacêutica no Século XXI: integrando os cuidados farmacêuticos à prática profissional”, o Congresso é dirigido a farmacêuticos, profissionais e estudantes da área da saúde, e espera reunir 500 participantes para viabilizar a interação, comunicação e atualização da comunidade científica e dos profissionais de saúde ligados ao serviço, na abordagem da Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica, envolvendo o ensino, investigação e extensão, incluindo os aspectos de inovação, pesquisa e desenvolvimento.

A programação prevê o desenvolvimento da temática com a realização de palestras interativas, mesas redondas e, ainda, a apresentação de estudos e pesquisas, com exposição em pôster. Na sessão de encerramento será atribuída menção honrosa aos melhores estudos, para registro em anais do congresso. Ao final, será feita a Leitura da Carta de Fortaleza. Durante o Congresso acontecerá o II Simpósio de Farmácia Clínica, que vai discutir a implementação da Política Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica e o seu impacto na formação, na estrutura e no processo de trabalho dos farmacêuticos. O I Congresso de Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica tem o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), do Conselho Federal de Farmácia e do Conselho Regional de Farmácia.

Assistência farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao uso racional. Este conjunto envolve pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos e insumos e ainda a seleção, programação e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população. Farmácia Clínica é uma área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar e prevenir doenças.

Informações pelo telefone: (85) 3101.2188

01.07.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara