Cagece construirá o Centro de Pesquisa em Esgoto (CPE)

1 de julho de 2014 - 11:57

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) deverá iniciar neste mês um novo empreendimento. O Centro de Pesquisa em Esgoto (CPE) será onde novas tecnologias para tratamento de esgoto poderão ser testadas e validadas. Para efetuar todos os testes, pequenas estações de tratamento serão implantadas, com capacidade para tratar o efluente de até 300 habitantes.

A primeira etapa do Centro está orçada em R$ 900 mil e contempla dois conjuntos paralelos de tratamento, iniciando as obras por uma estação elevatória e uma linha de recalque para condução do esgoto gerado pela população do entorno da Cagece localizada do bairro Pici, em Fortaleza.

O CPE será instalado no Pici, onde as pesquisas iniciais contemplarão reatores UASBs, filtros biológicos percoladores, lagoas de alta taxa e leito de secagem. Novos estudos serão implantados em um segundo momento, como filtros submersos aerados e unidades de desinfecção.

Numa segunda etapa, o efluente tratado poderá ser utilizado na urbanização do Pici, incluindo a rega dos jardins e de canteiros e do campo de futebol do Pici, como forma de diminuir o uso de água da unidade.

O Centro também servirá como unidade de teste de equipamentos de fornecedores e treinamento.

01.07.2014

Assessoria de Comunicação da Cagece

Sabrina Lemos (sabrina.lemos@cagece.br / 85 3101.1826 – 8878.8932)