Preceptores e bolsistas do Proensino-Sesa recebem certificação

30 de junho de 2014 - 13:49

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realiza nesta segunda-feira (30) de junho, às 14 horas, no Hotel Mareiro (Avenida Beira Mar, 2380 – Meireles), a certificação de 81 preceptores que concluíram em fevereiro deste ano o curso de Formação de Preceptores do Programa de Bolsa de Incentivo à Educação na Rede da Secretaria da Saúde do Estado (Proensino-Sesa). Também receberão certificados 41 bolsistas que concluíram o estágio em março.

O Proensino-Sesa tem como objetivo complementar a formação dos bolsistas e promover o desenvolvimento profissional mesmo antes da conclusão dos cursos. Durante o estágio, recebem informações sobre as políticas públicas de saúde e conhecem como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS). Alia serviço às instituições de ensino para contribuir com a formação dos futuros trabalhadores do SUS. Os bolsistas selecionados anualmente atuam junto às coordenadorias, núcleos, unidades hospitalares e ambulatoriais da rede pública do Estado, desenvolvendo atividades inerentes à sua formação acadêmica.

Atualmente as coordenadorias e rede de unidades da Sesa contam com 89 bolsistas. Os estagiários são graduandos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Fonoaudiologia, Serviço Social, Biblioteconomia, Medicina Veterinária, Administração, Ciências da Computação, Ciências Biológicas e Direito.

Nos estágios, preceptores de diversas áreas fazem o acompanhamento dos bolsistas, sob a coordenação local de um supervisor institucional, que faz a interlocução com a Coordenação Geral do Proensino-Sesa. O Curso de Formação Pedagógica de Preceptores do Proensino-Sesa foi realizado em cinco módulos com atividades presenciais e atividades à distância, postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Sesa, totalizando 200 horas de curso. Os bolsistas cumpriram 900 horas de estágio desenvolvidos no período de março/2013 a março/2014.

30.06.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara