SDA divulga resultado da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

25 de junho de 2014

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI), realizam nesta quinta-feira (26), às 15 horas, no auditório da Ematerce, entrevista coletiva sobre a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará.

O secretário Nelson Martins destaca que esse ano o Ceará conquistou título de zona livre internacional de febre aftosa e que precisa continuar com a vacinação. “Isso foi uma grande conquista, mas a nossa conquista tem que ser preservada, nós temos que continuar vacinando todo ano, no mês de maio e novembro. E essa vacinação do mês de maio, nós já podemos dizer de antemão que atingimos um índice acima de 90% vacinação”.

A Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos, e muito menos os carnívoros, mamíferos; os animais solípedes são resistentes. Dá-se em todas as idades, independente de sexo, raça, clima, porém há diferenças de suscetividade de espécie.

No Brasil, o processo mais aconselhável é a vacinação periódica dos rebanhos, assim como a vacinação de todos os bovinos antes de qualquer viagem. Em geral a vacina contra a febre aftosa é aplicada, de 6 em 6 meses, a partir do 3º mês de idade. Na aplicação devem ser obedecidas as recomendações do fabricante em relação à dosagem, tempo de validade, método de conservação e outros pormenores.

Em novembro de 2014 acontece a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado. O Ceará foi reconhecido como zona livre internacional de febre aftosa.

Serviço:

Entrevista Coletiva

26/06 – ás 15 horas – Auditório da Ematerce (Av. Bezerra de Menezes Nº 1820, São Gerardo – Fortaleza – Ceará)

25.06.2014

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Mariana Galvão / Amanda Sobreira (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8137)

Twitter:@ImprensaSDA