Números comprovam sucesso da Copa em Fortaleza

25 de junho de 2014 - 16:53

Nos quatro primeiros jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, em Fortaleza, a Arena Castelão recebeu 237.737 torcedores, uma média de 59.435 torcedores por partida. Desse total, 70,25% são turistas, sendo 39,75% estrangeiros. Os números da FIFA e do Ministério do Esporte foram divulgados pelo secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa, em coletiva para a imprensa nesta quarta-feira (25), no Centro Aberto de Mídia. Também participaram a secretaria Extraordinária da Copa de Fortaleza; Patrícia Macêdo, o Coordenador da Ciops e do Centro Integrado de Comando e Controle Regional; Tenente Coronel Kennedy Lopes, o vice-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Arcelino Lima, o diretor jurídico da Infraero; Francisco Siqueira.

“Nós estamos muito satisfeitos com os resultados que tivemos até agora. Os números estão comprovando nossas expectativas. Estamos registrando movimentação turística no estádio cinco vezes maior que a registrada na Copa das Confederações. A Arena Castelão foi classificada como excelente por 88,37% das opiniões registradas em avaliações na internet. Estamos mostrando nossa estrutura e potencial para todo o mundo, isso significa crescimento, movimentação turística e geração de emprego e renda”, aponta Ferruccio Feitosa.

De acordo com pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a Copa do Mundo deve gerar 1 milhão de empregos, injetando R$ 30 bilhões na economia do país.

Trânsito e transporte

A secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza apresentou um balanço da FIFA Fan Fest e das operações de trânsito e transporte nos bolsões e entorno do estádio. De acordo com os dados apresentados, 45 mil pessoas estão utilizando os coletivos para ir aos jogos, são 300 ônibus trafegando nos bolsões. “Já temos muito o que comemorar. Estamos indo participar de uma reunião no Rio de Janeiro com diretores e representantes da FIFA que estão interessados em saber o que o cearense tem, tamanho sucesso da nossa Fan Fest”, afirmou Patrícia Macêdo que acrescentou ainda que mais de 350 mil pessoas passaram pela arena do Fan Fest, nos 13 dias de festa. Com uma média de público de 25.500 torcedores, a segunda-feira (23/6) foi o dia recordista, registrando 68 mil espectadores.

Aeroporto

A Fan Zone, instalada no Aeroporto Internacional Pinto Martins também registrou intensa movimentação. O espaço criado para bem receber o público logo no primeiro contato com a cidade, recebeu 19 mil pessoas que aproveitaram o conforto do espaço e receberam informações úteis para aproveitar melhor a cidade. “Nós temos registrado uma operação positiva. Foram 320 pousos e decolagens sem atrasos no dia do jogo Brasil e México, isso é mais que o dobro da média diária, que varia entre 140 e 150 operações”, apontou o diretor jurídico da Infraero, José Siqueira.

Segurança

Na operação de segurança, foram registrados 16 flagrantes nos quatro jogos, a maioria por ocorrências de ingressos falsos. “Um evento dessa magnitude está mostrando nosso potencial para todo o mundo e nós estamos muito bem organizados para garantir a segurança de todos”, afirmou o Ten. Cel. Kennedy Lopes.

Próximos jogos

Fortaleza vai receber mais duas partidas da Copa do Mundo, uma delas já tem as seleções definidas. No próximo domingo (29), Holanda e México se enfrentam na Arena Castelão e na sexta-feira (04/07), o estádio cearense recebe mais um jogo pelas quartas de final da competição.

A expectativa é movimentação intensa na cidade. Os holandeses já organizam encontros e festas tradicionais da torcida laranja e os mexicanos se preparam para voltar à Fortaleza. São esperados 44.400 turistas é a expectativa para México x Holanda, sendo 28 mil estrangeiros e 16 mil brasileiros. 74% de turistas, sendo 48% de estrangeiros e 26% de brasileiros de outros estados.

Principais países:
México – 6.960 (11,6%)
EUA – 4.800 (8%)
Chile – 4.620 (7,7%)
Austrália – 2.520 (4,2%)
Holanda – 1.200 (2%)

Principais estados:
São Paulo – 5.520 (9,2%)
Rio de Janeiro – 2.460 (4,1%)
Rio Grande do Norte – 900 (1,5%)

Quartas de Final (vencedor de Brasil x Chile contra o vencedor de Uruguai x Colômbia)
– 79% de turistas, sendo 46% de brasileiros de outros estados e 33% de estrangeiros?

Principais países:
EUA – 3.180 (5,3%)
Inglaterra – 2.220 (3,7%)
Chile – 1.800 (3%)
Colômbia – 1.560 (2,6%)

Principais estados:
São Paulo – 9.300 (15,5%)
Rio de Janeiro – 3.660 (6,1%)
Rio Grande do Norte – 1.800 (3%)

25.06.2014

Assessoria de Imprensa da Secopa

Ciro Câmara / Ana Martins ( imprensa@secopa.ce.gov.br / +55 85 3264.5359)