FortalezaCeará2014: Tudo pronto para a abertura da Copa do Mundo

11 de junho de 2014 - 14:19

Depois de quatro anos de espera, a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 começa nesta quinta-feira (12) com a Seleção em campo em jogo contra a Croácia. A partida de estreia sera em São Paulo, mas, em Fortaleza, tudo já está pronto para acompanhar a partida.  Bares, restaurantes ou em casa mesmo, o torcedor se prepara. Além das diversas opções, o torcedor cearense e os turistas que nos visitam poderão conferir o jogo ao lado de milhares de pessoas, no Aterro da Praia de Iracema. É o FIFA Fan Fest. A programação começa a partir das 12 horas. O acesso é gratuito com transmissão dos jogos da Copa por meio de um supertelão de LED de 130 m², além de atrações musicais.

Nesta quinta-feira, data da abertura da Copa do Mundo, a festa começa com apresentação de DJ’s e dos humoristas Biba e Madame Mastrogilda. A programação segue com a banda Samba da Diretoria e, às 17 horas, haverá a transmissão do jogo Brasil e Croácia, e em seguida show da banda Sambô.

O deslocamento de fortalezenses e turistas estará garantido com a operação de tráfego planejada pela AMC (Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania) durante o FIFA Fan Fest. Um efetivo de 80 agentes do órgão atuará no local para controlar o tráfego e assegurar os deslocamentos com segurança e fluidez.

Transporte e trânsito

A operação de trânsito terá início às 7 horas com a proibição de estacionamento nas áreas do Aterrinho e Aterro da Praia de Iracema. Os bloqueios viários acontecerão a partir de 13 horas. As Avenidas Beira-Mar e Historiador Raimundo Girão ficarão bloqueadas, no trecho compreendido entre a Rua Arariús e Avenida Barão de Studart.

A Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza) irá disponibilizar 50 ônibus extras para garantir o transporte do público ao FIFA Fan Fest. O acesso será fácil e rápido, partindo dos sete terminais de integração através de linhas especiais.

A operação terá início a partir de 14 horas e previsão de término às 02 horas da madrugada do dia 13 de junho. A Etufor irá disponibilizar 30 agentes operacionais que ficarão distribuídos no entorno do evento e em paradas da Avenida Abolição e da Avenida Barão de Studart para dar informações e ajudar no embarque dos passageiros. A mesma operação será repetida pela Etufor nos outros dias do FIFA Fan Fest, sempre iniciando os trabalhos duas horas antes do início das apresentações e encerrando as atividades duas horas após o fim do evento.

Segurança

A segurança de todos estará garantida por meio de um efetivo de 300 policiais militares, 20 policiais civis, 85 guardas municipais e mais de três mil agentes de segurança privada e patrimonial, além de câmeras de monitoramento. O Pelotão de Salvamento Aquático (PSA) da Guarda Municipal de Fortaleza contará com equipe extra de guarda-vidas, das 19 horas à 01 hora do dia 13 de junho. O mesmo efetivo que será utilizado durante os 25 dias de duração do FIFA Fan Fest e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Atendimento à saúde

Sob a coordenação do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), órgãos e profissionais de saúde da Secretaria da Saúde do Estado (SESA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão trabalhar de forma conjunta na prevenção de riscos e doenças e na prestação de serviços de recuperação da saúde em ocorrências relacionadas aos eventos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Com ações nas áreas de vigilância, assistência e promoção, o Plano Operativo da Saúde especifica as providências para o enfrentamento das doenças transmissíveis, acidentes com múltiplas vítimas, acidentes com produtos químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivas, emergências epidemiológicas e desastres. O plano reforça a integração das ações e serviços de saúde.

Durante o mundial de futebol, as equipes de vigilância e assistência atuarão no monitoramento de situações na Arena Castelão e entorno, nos centros de treinamento das seleções nacionais, nos Postos Médicos Avançados (PMAs) e outras unidades de saúde, bares, restaurantes, rede hoteleira, rede assistencial, SAMU 192, portos, aeroportos e fronteiras, FIFA Fan Fest e outras áreas de concentração de torcedores. O CIOCS funcionará plenamente nos dias de jogos na Arena Castelão, no total de seis, durante os 25 dias de FIFA Fan Fest no Aterro da Praia de Iracema e em dias que não houver jogo nem Fan Fest funcionará em regime de plantão.

Promoção da Saúde

Nas ações de promoção da saúde atuarão 176 educadores em saúde, com abordagem temática da vigilância e atenção à saúde a fim de reduzir o impacto nos serviços de saúde por doenças e acidentes durante a Copa. As equipes trabalharão durante todo o período da Copa nas áreas de concentração de turismo e eventos e terão como material de trabalho o Guia da Saúde do Viajante, leques com mapas de orientação sobre os serviços de saúde e distribuição de preservativos.

Nos dias 13, 18, 22 e 25 de junho, profissionais da saúde estarão no estande “Proteja o Gol”, no Posto Médico Avançado localizado no aterro da Praia de Iracema, realizando teste rápido de HIV/Aids.

Outras informações:

Custo da tarifa de ônibus

R$ 2,20 (inteira) e R$ 1,10 (meia)

Aos domingos vale a Tarifa Social

R$ 1,60 (inteira) e 0,80 (meia)

Nomes e números das linhas de ônibus

930 – Antônio Bezerra/Praia de Iracema

931 – Parangaba/Praia de Iracema

935 – Messejana/Praia de Iracema

936 – Conjunto Ceará/Praia de Iracema

933 – Lagoa/Praia de Iracema

937 – Papicu/Praia de Iracema