Indústria Ypê vai se instalar no Ceará

9 de junho de 2014 - 20:43

O Ceará vai receber a fábrica de uma das maiores fabricantes de produtos de limpeza do país. Nesta segunda-feira (9), a Química Amparo Ltda, proprietária do grupo Ypê, realizou o lançamento da pedra fundamental de sua planta industrial no estado, no município de Pacajus. A empresa ocupará uma área de 130 mil metros quadrados, com investimento total de R$ 150 milhões, gerando 370 empregos diretos e cerca de 1.500 indiretos.

O Governador Cid Gomes em sua fala manifestou alegria pelo investimento ser de uma empresa com capital nacional e ressaltou a importância de uma política de Estado que garanta condições de viabilizar grandes investimentos, destacando as principais ações do Governo na área, como duplicação de estradas e construção das escolas profissionalizantes. “É importante oferecer qualificação, para que as pessoas se sintam sujeitos desse desenvolvimento, sendo corresponsáveis pelo crescimento do lugar onde vivem”, afirmou. O Governador mencionou ainda o desafio que é elevar a renda média do Ceará em relação à nacional, e fazendo uma analogia com a rodovia que passa em frente às futuras instalações da Ypê, afirmou que o Governo trabalha para fortalecer os investimentos no estado. “Ao invés de termos mais caminhões chegando em direção ao estado, queremos mais caminhões saindo daqui e levando os produtos cearenses para o restante do país”

A presidente do conselho de acionistas e de família da Indústria Ypê, Ana Maria Veroneze Beira, enfatizou a trajetória de 64 anos da empresa, afirmando que um dos princípios do grupo é ajudar a construir um mundo melhor, dando condições de igualdade para todos. O Presidente Executivo da Ypê, Waldir Beira Júnior destacou as condições do Ceará para atração de novos investimentos, como o crescimento acima da média nacional, a visão de futuro e infraestrutura, afirmando que tudo isso foi levado em consideração na decisão estratégica da localização do novo empreendimento no estado. “Nossa indústria precisa de uma boa estrutura viária, proximidade a um bom porto marítimo, além de disponibilidade de água, tudo isso encontramos aqui no Ceará”, ressaltou Waldir. O Presidente da empresa afirmou que com a nova planta, o Ceará deve passar da atual condição de importador de produtos de limpeza para exportador para os outros estados. “Esse momento simboliza a nossa intenção de contribuir como mais um agente de desenvolvimento do Ceará”, complementou.

A nova fábrica será localizada na BR-116, altura do km 44 e irá produzir marcas conhecidas nacionalmente como Ypê, Assolan, Atol e Perfex, e irá fortalecer também o mercado de cargas e logística na região. Os produtos fabricados no Ceará devem abastecer os mercados da região Norte e parte do Nordeste. Atualmente a empresa possui fábricas em São Paulo, Goiás e na Bahia.

Participaram do evento, o Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira, o Presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith, o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, o deputado federal José Guimarães, o deputado estadual, Dedé Teixeira, o prefeito de Pacajus, Marcos Paixão, dentre outras autoridades.

09.06.14

Assessoria de Comunicação do Cede