Conferência debate saúde dos trabalhadores da saúde

6 de junho de 2014 - 16:25

Mais de 500 participantes são esperados para a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CESTT) dos segmentos de usuários, gestores e trabalhadores da saúde de todas as 22 Regiões de Saúde do Ceará. Uma realização do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE) e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a 4ª CESTT acontecerá nesta segunda-feira (09) e segue até a próxima quarta-feira (11), no Mareiro Hotel (Avenida Beira-Mar, 2380 – Meireles). A solenidade de abertura acontece às 17 horas, mas antes, às 14 horas, será iniciado o credenciamento dos participantes. Nos demais dias, as atividades começam às 08 horas e vão até às 17 horas.

O momento é considerado de grande importância para a saúde pública. As Conferências têm a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) nos níveis municipais, estaduais e nacional.

Nos três meses que antecederam a 4ª CESTT, houve mobilizações em todos os municípios e regiões. Nove etapas macrorregionais foram realizadas, e mais de 1.500 pessoas participaram dos debates e da formulação das propostas que possam qualificar a implementação da PNSTT no Estado, que irão subsidiar as discussões e deliberações para a 4ª CESTT.

Os números do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (NUAST), da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde da Sesa, apontam que nos últimos cinco anos houve um crescimento de 93,7% nas notificações em saúde do trabalhador. Em 2009 foram 1.823 registros. No ano passado o quantitativo saltou para 3.532, resultado principalmente do trabalho que tem sido feito desde 2005, quando começaram a ser implantados os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests).

Os Cerests dão subsídio técnico para o SUS nas ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde do trabalhador. No total, são nove Cerests em todo o Ceará. O objetivo é que cada uma das 22 CRES tenham um Centro.

Uma das metas do Cerest estadual, unidade da Sesa que funciona na Avenida Imperador, no Centro de Fortaleza, em frente ao Hospital Geral César Cals, estabelecida em 2013 é de aumentar em 200% as inspeções em ambientes de trabalho até 2015, além da ampliação das investigações dos acidentes de trabalho.

Para o presidente do Cesau-CE, João Marques de Farias, a 4ª CESTT vem para fortificar a PNSTT e assim dar maior capilaridade. “Com uma política mais forte e profissionais sensibilizados, poderemos evitar essas sub-notificações e nortear melhor as políticas de saúde do trabalhador. Os acidentes de trabalho têm um custo elevado para a sociedade, tanto na questão da previdência social, que vai pagar os benefícios, como para o SUS, pois a maioria destes pacientes são graves e ficam um longo tempo no sistema”.

Temática e eixos

O tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado” irá orientar as discussões na 4ª CESTT, que também será guiada pelo eixo principal: “A Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora”.

PROGRAMAÇÃO DA DA 4ª CESTT

1º DIA – 09.06.2014 (SEGUNDA-FEIRA)

Credenciamento dos Delegados e Convidados
Coordenação:
Maria Goretti Sousa Pinheiro, Maria Valbenia de Almeida, Maria Áurea Martins Souza Silva

Membros:
Carlos Alberto Nascimento Nogueira; Joana D’Arc Taveira dos Santos, Maria do Socorro Cardoso Nogueira, Jane Mary de Miranda Lima Martins, Manoel Rodrigues e Silva Costa, Rubens Ribeiro dos Santos, Vitor Jorge Freitas, Manoel Geraldo Neto

Coordenadora:Francisca Lucia Nunes de Arruda
Membros: Antônio Marcos Gomes da Silva
Gisela Maria Matos Serejo
João Washington de Menezes

PLENÁRIA DE ABERTURA

17:00h

Solenidade de Abertura

18:00h

Plenária de deliberação do Regulamento da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora
Presidente da Conferencia
Ciro Ferreira Gomes
João Marques de Farias – Coordenador Geral
Anísia Ferreira de Lima – Coordenadora Comissão Organizadora
Francisco Anastácio Dourado Félix – Comissão de Relatório

19:00h

Conferência Magna:Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Dever do Estado:Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
Conferencista:
Marcos Perez – Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social
Coordenação:Acilon Gonçalves Pinto Júnior – Coordenação Geral
Secretária: Maria Lucilene Martins Santos – Coordenação Geral

20:00h

Coquetel

2º DIA – 10.06.2014 (TERÇA-FEIRA)

08:00h

Café da Manhã

PLENÁRIA DE ABERTURA

MESA REDONDA

Tema Central: Politica Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Eixo1: Desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora
Expositor:Ataliba Machado – Instituto de Pesquisa Econômica do Estado do Ceara (IPECE)
Eixo 2.Fortalecer a participação dos Trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora
Expositor: Maria das Graças Hoeffel – Profa. Universidade de Brasília – UNB
Eixo 3: Efetivação da Politica Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade de governo.
Expositor:Vera Maria Camara Coelho – Coordenacao da Politica da Atencao a Saude da SESA
Eixo 4: Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador nas esferas de governo
Expositor: Fernando Luís Eleutério – Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde

Coordenadora: Marlúcia Ramos de Fátima de Sousa Gomes – Comissão Executiva