Estado enviará a Defesa Civil Nacional situação dos municípios em relação a seca

5 de junho de 2014 - 14:06

O Governo do Estado do Ceará encaminhará à Defesa Civil Nacional relatório sobre a situação de 21 municípios cearenses que não tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal em virtude da seca este ano.

O Executivo Cearense homologou a situação de emergência de 176 municípios, em virtude da seca, entretanto o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) apresentou os indicadores hidrometeorológicos que deixaram 24 municípios fora do Reconhecimento Federal. “Nós encaminharemos à solicitação ao Governo Federal pelo Comitê Integrado da Seca”, informou o presidente do colegiado, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins.

Após articulação com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, ficou acertado que os municípios prejudicados teriam a última quarta-feira (04) para regularizar as pendências documentais no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), bem como anexar laudos das informações relatadas nos formulários. Os municípios são: Acopiara, Apuiarés, Aracoiaba, Aratuba, Canindé, Capistrano, Caridade, Caririaçu, Cariús, General Sampaio, Granjeiro, Ibaretama, Itapajé, Itapiúna, Jardim, Missão Velha, Ocara, Paramoti, Pentecoste, Tarrafas e Tejuçuoca.

Além do Governo do Estado, a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil encaminharão a informação ao Ministério da Integração Nacional, para que as ações de enfrentamento à seca não sejam suspensas nesses 21 municípios.

05.06.2014

Assessoria de Imprensa da SDA

Lúcio Filho / Amanda Sobreira (85 3101.8105)