Cagece faz controle e redução de perdas de água

21 de março de 2014 - 13:04

O serviço caça-vazamentos foi implantado pela Companhia de Água e Esgoto (Cagece) em 2008. Esse trabalho contribui para controle e redução de perdas de água no sistema de distribuição da Capital e Interior. Diariamente, equipes itinerantes percorrem bairros e ruas das cidades, no intuito de identificar a existência de vazamentos visíveis e ocultos ou de fraudes nas redes de água da Cagece.

Visando a redução de vazamentos e dos índices de perdas, a Cagece também implantou sistema de telemetria por meio de estações piezométricas instaladas em pontos críticos de baixa e alta pressão – que fazem o gerenciamento de pressões na rede, evitando que a haja perdas de água no sistema. Outra iniciativa diz respeito à aquisição de modernos equipamentos de detecção de vazamentos e fraudes: loggers de ruídos, geofones eletrônicos, hastes de escuta e VGOs, que são utilizados pelas equipes de caça-vazamentos. Além disso, a Companhia também desenvolveu e implantou o Sistema de Gestão de Informações para Combate a Perdas (Siscope).

No ano passado, as equipes caça-vazamentos percorreram o equivalente a 4.252 Km para verificar a existência de vazamentos ou algum tipo de irregularidade nas redes de distribuição de água. Foram identificados 2.448 fraudes.

Faça a sua parte

Uma torneira gotejando ou um cano furado, mesmo quando o vazamento é pequeno, já provoca grandes desperdícios de água. Separe um tempinho no final de semana para verificar se há algum vazamento em casa e solucione o problema de imediato. Faça a manutenção periódica de suas instalações hidráulicas, evitando novos vazamentos. Saiba como identificar vazamento nas tubulações internas de sua casa.

No Vaso Sanitário

Jogue uma colher de pó de café para identificar vazamento no vaso sanitário. Caso o pó fique parado no vaso, não há sinal de vazamento. Se o pó for cortado por filetes de água é porque há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Na Caixa D’água

Deixe o registro principal da casa aberto, feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água que vem da rua. Marque, na própria caixa, o nível da água. Aguarde no mínimo uma hora e verifique se o nível de água baixou. Em caso positivo, significa que existe algum vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d’água.

Nas tubulações

Observe nas paredes da casa, o aparecimento de manchas com mofo e umidade, mudança da coloração do revestimento ou o desprendimento do revestimento da parede. Caso isso ocorra, é sinal da existência de vazamentos na tubulação embutida na parede.

21.03.14

Assessoria de Comunicação da Cagece

Sabrina Lemos (85 3101.1826 – 3101.1828 – 8878.8932)