Samu amplia atendimento para 104 municípios cearenses

20 de março de 2014 - 17:47

O Governo do Estado deu mais uma passo nesta quinta-feira (20) de cumprir o compromisso em universalizar no Ceará o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará). O governador Cid Gomes entregou 35 ambulâncias que beneficiarão 23 municípios da Região do Cariri. Com a ação o serviço passa a funcionar em 104 municípios, com a meta de chegar nos 184 municípios cearenses até julho deste ano. “Até 2007 o Samu só funcionava em dois municípios, Fortaleza e Sobral, hoje só faltam 70 localidades receberem esse serviço e o objetivo é que o acesso a ele seja por todos os cearenses e com isso vamos resolver uns dos desafios da saúde que é a universalização do transporte. E não transportar pacientes de qualquer forma, mas de acordo com a gravidade do seu problema, em equipamentos equipados e socorristas treinados”, destacou Cid Gomes durante a entrega no Palácio da Abolição.

Samu 2003 2Dos veículos entregues quatro são Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis) e 31 Unidades de Suporte Básico, 25 delas com tração 4×4, que atenderão o Polo III, com base operacional em Juazeiro do Norte. Cerca de 1.516.626 habitantes compõe o SAMU 192 – Ceará Polo III. “A meta deve ser cumprida até julho deste ano, mas a secretaria da Saúde está trabalhando para equalizar isso até o final de maio e assim garantir que 100% dos cearenses possam usufruir do serviço. Com isso vai se aperfeiçoando a diretriz do Governador em garantir a toda a população do Estado a melhor rede de saúde do País. A cada semana um novo equipamento de saúde é inaugurado”, enfatizou o secretário da saúde, Ciro Gomes.

Só para o Polo III ainda serão entregues, segundo a Secretária da Saúde, 30 novas ambulâncias que deve acontecer na proporção em que os municípios liberarem os imóveis que servem de base de apoio do serviço. “O SAMU é um serviço de suma importância para os municípios e que darão a total assistência aos hospitais do Cariri. Por isso o agradecimento do povo a gerência do Governador que tem feito muito pela nossa Região e por todo o Estado e a celeridade com que o secretário Ciro Gomes vem solucionando as demandas na saúde”, agradeceu o prefeito de Barbalha, José Leite, um dos municípios beneficiados.

Além de Barbalha, foram beneficiados os municípios de Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Iguatu, Jardim, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteira, Saboeiro, Salitre e Várzea Alegre. O SAMU 192 realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

Samu 2003 3Na ocasião da entrega, o secretário Ciro Gomes, lembrou de ações que vem sendo realizada na saúde a fim de cumprir a meta de tornar o Ceará referência na área. Ele destacou a ampliação do Programa Saúde da Família (PSF), que já chega a 80% dos municípios e a instalação de equipamentos como Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs), a reestruturação de todos os hospitais polos; a duplicação de leitos com a instalação dos três Hospitais Regionais – o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional Norte, em, Sobral, e o terceiro, o Hospital e Maternidade do Sertão Central, em construção em Quixeramobim. “Temos desafios mais o trabalho está sendo realizado e até o final deste ano o Ceará pode afirmar categoricamente que têm a melhor rede de saúde”, afirmou o secretário.

O Governador Cid Gomes aproveitou o discurso do secretário para garantir a construção de um quarto Hospital Regional, localizado em Fortaleza para atender as demandas da Região Metropolitana (RMF). O edital do Hospital Regional Metropolitano do Ceará já foi publicado e o Estado começa a receber propostas. “Vamos deixar tudo agilizado para que sua implantação aconteça independente de quem assumir a próxima gestão do Governo do Estado”, finalizou Cid Gomes.

Prestigiaram a solenidade o vice-Governador, Domingos Filho; o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa; o presidente da Assembleia de Legislativa do Ceará, José Albuquerque; os deputados João Ananias, Sineval Roque, Camilo Santana, Edson Silva, prefeitos e autoridades dos municípios beneficiados.

20.03.2014

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)