Hemoce e o cantor Waldonys lançam campanha de conscientização para Semana Santa

20 de março de 2014 - 14:39

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, unidade da Secretaria de Saúde do Estado, realiza nesta sexta-feira (21), às 9 horas, no hemocentro coordenador (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo), o lançamento da campanha para a Semana Santa de 2014. Durante o evento, o cantor Waldonys, padrinho da campanha, fará uma apresentação e, ao lado dos diretores e funcionários do Hemoce, apresentam para a população cearense as ações que serão realizadas durante o mês que antecede o longo feriado.

A Semana Santa este ano será mais extensa (17 a 21 de abril). Considerado o feriado mais violento do país, historicamente há um aumento no número de atendimentos nas emergências dos hospitais, ao mesmo tempo em que o número de doações caem por causa do período chuvoso, quando várias doenças manifestam (viroses, dengue, gripes) impossibilitando a realização da doação de sangue e dificultando o acesso dos doadores ao hemocentro. Por isso, é importante uma atenção especial dos doadores voluntários de sangue neste período para que o estoque esteja ideal para atender a demanda de todo o estado durante e depois dos cinco dias de folga.

Durante a campanha, as coletas, ações de captação e conscientização serão realizadas de maneira mais intensa. Desde o dia 17 de março até o dia 16 de abril, o Hemoce disponibiliza no Shopping Via Sul (Av. Washington Soares, 4335, 15h às 20h, segundo piso, em frente à C&A), um posto de coleta visando facilitar a vida dos doadores que moram naquela região. Além disso, coletas externas acontecem diariamente na capital, região metropolitana e interior do estado. O calendário de coletas externas está disponível no site oficial do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Outra opção para quem deseja realizar a doação voluntária de sangue é a Caravana da Solidariedade. Mais uma estratégia do hemocentro para captar doadores. A caravana foi criada em 2010 como forma de aproximar do hemocentro de Fortaleza daqueles voluntários que querem doar sangue, mas não tem tempo ou estão distantes da nossa sede. Para participar basta que o interessado reúna um grupo de até 11 pessoas na empresa, na faculdade, na Igreja ou em qualquer outro local e ligue para o Hemoce, agendando a doação. Um carro vai até onde os doadores estiverem para trazê-los à nossa sede e realizar sua doação. Após esse ato de solidariedade, o carro transporta os doadores de volta ao local de saída.

Para agendar a Caravana da Solidariedade envie um email para a Captação de Doadores (captacao@hemoce.ce.gov.br) ou ligue para (85) 3101.2300. Os dias disponíveis para agendamento é nas segundas e sextas-feiras.

O que: Lançamento da Campanha de Semana Santa

Quando: 21/03

Local: Recepção do doador (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo)

Horário: 9h

20.03.2014

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Luiza Dantas – 85 3101.2308

luiza.dantas@hemoce.ce.gov.br