Semana começa com chuva no Ceará

17 de março de 2014 - 18:40

Aproxima-se o Dia de São José, 19 de março, e aumentam as esperanças dos sertanejos num 2014 com boas chuvas. Segundo a crença popular, se chover nessa data, o padroeiro do Ceará retribui com um ano de ‘fartura de água’. E a semana em que se homenageia o santo começou com boas precipitações no Estado.

 A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 133 cidades entre domingo (16) e segunda-feira (17), resultado da atuação da Zona de Convergência Intertropical. Os maiores índices foram em Camocim (100mm), Guaraciaba do Norte (97mm) e Santa Quitéria (93mm). Na Capital choveu 54mm.

 
Ciência e crença popular
 
Porém, apesar das precipitações de hoje, os meteorologistas explicam que não há relação científica entre as chuvas no dia 19 de abril e a qualidade da quadra chuvosa no Ceará. O que existe é uma coincidência entre a data comemorativa e a proximidade do primeiro equinócio, quando o Sol se alinha com a Linha do Equador e depois sobe para o Hemisfério Norte.

 
A importância científica do equinócio é que, depois dele, com o distanciamento do Sol, fica mais difícil haver o aquecimento na parte sul do Oceano Atlântico e isso desfavorece a atuação regular da Zona de Convergência Intertropical no Ceará, o principal sistema causador de chuvas no Estado. Os meteorologistas lembram que existem anos em que chove forte no dia 19 de março e o Ceará registra estiagem, assim como o contrário também acontece.

 
Prognóstico desfavorável
 
Segundo os prognósticos climáticos divulgados pela Funceme, a quadra chuvosa no Ceará será irregular e tende a ter chuvas abaixo da média na maior parte do Estado. Somente a área Noroeste, compreendida pelo Litoral Norte e pela região da Ibiapaba, tem maior probabilidade de ter chuvas em torno da média histórica até o mês de maio.

17.03.2014

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto – 3101-1099