URCA cria Núcleo Permanente de Conciliação da Comarca do Crato

14 de março de 2014 - 15:13

A Universidade Regional do Cariri (Urca) firmou convênio de cooperação técnica com o Fórum Hermes Parahyba, do Crato, com a finalidade de atuar com projetos em diversas áreas. O primeiro deles, é pioneiro, com a criação do Núcleo Permanente de Conciliação da Comarca do Crato. O convênio foi assinado na última terça-feira (11), pela direção do fórum e a administração da Urca. O projeto será de grande importância, conforme a direção do Fórum Hermes Parahyba, por possibilitar a conciliação de problemas e a redução da demanda de processos na comarca do Crato.

A partir de abril os alunos já iniciam as atividades no fórum, por meio de uma seleção com lançamento de edital, para os acadêmicos de Direito, das disciplinas práticas. Os estudantes terão suas ações coordenadas por meio do fórum. Os selecionados serão remunerados pelas atividades. O estágio terá duração de um ano, prorrogável por mais um. Segundo o assessor jurídico da Urca, Professor Jorge Emicles, todas as comarcas serão beneficiadas com o Núcleo, principalmente a Vara da Família, com exceção da penal. O intuito é iniciar os trabalhos com oito estagiários.

Para o diretor do Fórum, o Juiz José Flávio Bezerra Morais, o convênio com a Universidade tem um caráter multidisciplinar e visa atingir outras áreas de estudo, como forma de criar uma assistência técnica. Essa proposta já vinha sendo estudada pelo fórum, visando a sua implantação e assim poder prestar serviços de forma mais ampla à sociedade, nas áreas social, psicológica e no segmento jurídico, entre outras atividades.

Com o Núcleo, haverá uma dinâmica maior no andamento dos processos, além de possibilitar maior número de conciliações, com o tempo ampliado a ser destinado às partes envolvidas. “Para a justiça vai ser muito bom, com causas humanitárias”, afirma o diretor. Para o juiz Rômulo Veras, é importante salientar a experiência adquirida pelos estagiários em processos conciliadores, já que a formação na universidade possibilita mais litigadores. “Com isso, pode-se mudar um pouco do pensamento do profissional, com uma experiência fundamental para a sua carreira”, afirma. No final do estágio, o aluno receberá um certificado de extensão em conciliação.

O ato contou com a representação do fórum, por meio do diretor José Flávio Bezerra, e do Reitor em Exercício da URCA, Professor Patrício Melo, da Pró-Reitora de Assistência Estudantil, Cileide Araújo, e o assessor Jurídico da Instituição, Jorge Emicles, além do juiz Rômulo Veras, da Vara da Família.

14.03.2014

Universidade Regional do Cariri (URCA)

Telefones: (88) 3102-1212 – 8812.5525 ramal 2617

www.urca.br