Ações do Cidades II serão debatidas com Prefeitos do Vale do Acaraú

11 de março de 2014 - 17:28

O secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, reúne-se, nesta quarta-feira (12), em Sobral, com prefeitos da região do Vale do Acaraú. Na pauta do encontro os gestores públicos discutem as ações que contemplarão os municípios da região, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú (Cidades II), desenvolvido pela Pasta.

No último mês de fevereiro, Ferrentini recebeu, em seu gabinete na Secretaria das Cidades, prefeitos da região do Vale do Jaguaribe que também integram o Cidades II. “A expectativa para mais esse encontro é a melhor possível. A intenção é animar os gestores para que desenvolvam projetos nas áreas contempladas pelo Projeto”, avalia o secretário.

AÇÕES – O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria das Cidades, já abriu processo licitatório para realização de seis obras do Cidades do Ceará II. Os trabalhos têm orçamento aproximado de R$ 15 milhões para intervenções em três praças e no Sítio histórico de Sobral, no Noroeste do Estado.

“Dentro do Cidades do Ceará II, esses foram os projetos que primeiro ficaram prontos, sem nenhuma pendência. Por isso são os primeiros a serem contemplados”, explica Rogério Leite, coordenador do programa.

As licitações objetivam a requalificação de três praças – Patrocínio, Duque de Caxias (Praça do Bosque) e Clodoveu Arruda (Praça do Amor). Também serão realizadas intervenções de readequação dos passeios e da pavimentação do Sítio Histórico, no Centro de Sobral.

CIDADES II – O projeto tem como o objetivo reduzir o desequilíbrio socioeconômico entre a Região Metropolitana de Fortaleza e o Interior do Ceará, a Secretaria das Cidades está à frente de um Programa de Desenvolvimento de Polos Regionais, que visa fortalecer regiões e cidades com capacidade de absorver o crescimento urbano e proporcionar o desenvolvimento socioeconômico.

Segundo o secretário Carlo Ferrentini o Programa pretende criar um modelo de gestão para gerenciar grandes ações nas regiões do Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, suscitando o desenvolvimento das prefeituras, e proporcionando o crescimento da economia da população. “Além de executar importantes ações de infraestrutura, nós também estamos preocupados em capacitar os municípios para lidar com a realidade que começa a se desenhar. Dessa forma, está previsto também o aperfeiçoamento da máquina pública”, acrescenta o secretário.

11.03.2014

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades