Arena Castelão completa um ano de bola rolando

27 de janeiro de 2014 - 14:29

No dia 27 de janeiro de 2013, a Arena Castelão iniciava uma nova era em sua história. Após passar por uma reforma e ampliação, o novíssimo estádio cearense recebia a rodada dupla inaugural com os dois principais clubes da Capital. Fortaleza e Ceará debutavam em partida oficial da Copa do Nordeste. Após 50 jogos oficiais, incluindo partidas da Copa das Confederações, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Cearense, o Gigante da Boa Vista se prepara para mais um desafio: sediar seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014?.

“Nosso balanço foi muito satisfatório nesse primeiro ano. Recebemos os maiores jogadores do mundo durante a Copa das Confederações no ano passado. Em junho, será a vez de dar as boas-vindas às seleções da Alemanha, Uruguai, Camarões, Costa do Marfim, Costa Rica, México, Grécia e, é claro, o Brasil. Queremos mostrar ao mundo o que temos de melhor: um estádio com padrão internacional e torcedores apaixonados pelo futebol”, destaca Ferruccio Feitosa, secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, lembrando ainda dos shows neste primeiro ano, com as apresentações de Paul McCartney, Beyoncé e Raimundo Fagner.

Torcida

O maior público da Arena Castelão no primeiro ano foi também a primeira partida oficial de uma competição FIFA no Ceará. A vitória do Brasil sobre o México na primeira fase da Copa das Confederações levou 57.804 pessoas às arquibancadas do estádio cearense. O público dessa partida protagonizou uma das cenas mais emocionantes da competição. O mundo inteiro parou para escutar em uma só voz o Hino Nacional na boca dos mais de 57 mil torcedores. O confronto estabeleceu ainda uma das maiores audiências internacionais na história da competição. Mais de 40 milhões de telespectadores do mundo inteiro assistiram de casa à partida.

O torcedor teve um papel de destaque no primeiro ano da arena. O Castelão recebeu um dos maiores públicos das Séries B e C, do Campeonato Brasileiro. A partida entre Ceará e Palmeiras foi a que mais levou torcedores a um jogo da Segunda Divisão, com 48.960 pessoas. Pela Terceirona, o Fortaleza garantiu casa cheia diante do Sampaio Corrêa-MA, levando 56.143 torcedores à Arena Castelão.

Gols

Até o momento, as redes do Castelão foram balançadas 141 vezes, com média de 2,82 gols por partida. No ano passado, o jogador Magno Alves recebeu das mãos do secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa, o prêmio “Chuteira de Ouro” pelos 19 gols marcados durante o ano de 2013. Neste início de 2014, o atacante do Ceará já figura na lista de artilheiros da arena, com quatro gols anotados, o mesmo que Iarley, do Ferroviário.

Copa do Mundo

A Arena Castelão foi o primeiro estádio brasileiro a ficar pronto para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014? e tem o valor de assento mais barato entre as arenas construídas para as últimas quatro Copas do Mundo. Durante a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, recebeu três importantes partidas e foi cenário de belos espetáculos de futebol.

Este ano, a Arena vai receber jogos de três campeãs mundiais: Brasil, Uruguai e Alemanha. Ao todo, serão seis partidas, entre elas, o jogo da Seleção Brasileira contra o México no dia 17 de junho, às 16h, além de um confronto das Oitavas de Final e outro das Quartas de Final.

14/06/2014 (sábado) – Uruguai x Costa Rica
17/06/2014 (terça) – Brasil x México
21/06/2014 (sábado) – Alemanha x Gana
24/06/2014 (terça) – Grécia x Costa do Marfim