Quadra chuvosa de 2014: previsão será divulgada nesta terça-feira (21)

20 de janeiro de 2014 - 12:58

A previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril de 2014 será divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta terça-feira (21), às 18 horas, no Hotel Luzeiros (Avenida Beira Mar, 2600 – Meireles  – Fortaleza). O prognóstico a ser apresentado mostrará a tendência de chuvas para três dos quatro meses que formam o período chuvoso no Ceará, sendo, dessa forma, de fundamental importância para nortear ações do Governo do Estado que são impactadas pelo regime de precipitações.

A divulgação do prognóstico encerra o XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, evento que começa nesta segunda-feira (20), reunindo meteorologistas dos estados do Nordeste, além de especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de institutos dos Estados Unidos (IRI) e Reino Unido (UK Met Office). Nas reuniões, serão avaliadas condições termodinâmicas dos oceanos Pacífico e Atlântico, condições da atmosfera e apresentadas previsões de modelos atmosféricos globais.

Previsão objetiva

A Funceme busca diminuir as subjetividades que possam influenciar no resultado da previsão, reforçando a importância das análises técnicas e dos modelos atmosféricos nas avaliações. “Desde o ano passado, temos no Ceará um modelo global que simula a atmosfera do planeta todo. Também acessamos às informações de vários outros modelos de instituições parceiras do Brasil e de outros países. Nossa meta é fazer uma previsão objetiva com esses dados, evitando a interferência de fatores externos como a crença de que ano terminado em 4 é chuvoso ou as subjetividades dos próprios meteorologistas”, afirma Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

Depois do Workshop, a Funceme permanecerá monitorando e avaliando as condições dos oceanos e da atmosfera. “O prognóstico não é definitivo e faremos nova reunião no fim de fevereiro para emitirmos uma previsão atualizada, que mostrará a tendência das precipitações até maio, último mês da quadra chuvosa. Se percebermos que os sinais desse outro período estão diferentes, a nova previsão será divulgada contemplando essas mudanças”, adianta o presidente.

Comitê da Seca

Na terça-feira, dia 21, antes da divulgação da previsão climática, será realizada uma discussão com instituições que formam o Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará, como Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Defesa Civil, dentre outras. “Apresentaremos, no mesmo dia, o prognóstico para a sociedade, através de coletiva de imprensa, e para os tomadores de decisão, de forma que eles possam planejar suas ações ainda antes de começar o período oficial das chuvas”, explica o presidente da Funceme.

Serviço:

Divulgação do prognóstico da quadra chuvosa de 2014 no Ceará
Data: 21 de janeiro de 2014
Hora: 18 horas
Local: Hotel Luzeiros (Avenida Beira Mar, 2600 – Meireles –  Fortaleza)

20.01.2014

Assessoria de Comunicação da Funceme

Guto Castro Neto (85 8814.4194)