Inscrições para o programa Brasil Voluntário começam nesta terça-feira (14)

13 de janeiro de 2014 - 12:31

A partir da terça-feira (14) o Governo Federal lança o Brasil Voluntário, programa que vai selecionar participantes para atuarem na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Em Fortaleza, a meta é atingir 1.500 inscritos.

Os voluntários serão o primeiro contato dos visitantes com as cidades-sede. Participar do programa é uma oportunidade de adquirir experiência e conhecer novas pessoas e culturas. As inscrições começam às 0h (horário de Brasília) do dia 14 de janeiro e seguem até 23h59 do dia 06 de março. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode se inscrever no site www.brasilvoluntario.gov.br.

O candidato precisa ter disponibilidade para atuar por, no mínimo, sete dias, seguidos ou intercalados e ter perfil compatível com área de atuação – para cada setor haverá um limite de vagas.

Os voluntários atuarão em aeroportos, nas proximidades dos estádios, em eventos de exibição pública, além de ajudar em áreas de mobilidade urbana, como estação de metrô, terminais de ônibus e portos.

Todos participantes passarão por treinamentos virtuais e presenciais. A preparação inclui módulos de Turismo, Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Idiomas, Trabalho em equipe, entre outros. Os voluntários receberão alimentação, uniforme, transporte nas cidades-sede, seguro de vida durante o Mundial e certificados de treinamento e atuação emitidos pela Universidade de Brasília.

CopaMais

Pensando em qualificar a população cearense para o Mundial, a Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará deu início ao Curso de Formação Profissional de Massificação e Integração Social, o CopaMais. Na primeira fase do projeto, mais de 1.600 pessoas estão sendo preparadas para atuarem no mercado de trabalho. A meta é capacitar 12 mil pessoas até o final de 2014. A primeira turma iniciou as aulas no último dia 6, na Universidade de Fortaleza.

“Iniciativas como o CopaMais, o Brasil Voluntário e tantas outras reforçam o potencial que o Brasil tem a explorar com a Copa do Mundo. Ações de voluntariado ajudam na realização do Mundial mas vão além disso. A capacitação da população é um dos principais legados para o país”, destaca Ferruccio Feitosa, Secretario Especial da Copa 2014 no Ceará.

13.01.2014

Assessoria de Imprensa da Secretaria Especial da Copa 2014 do Ceará

Ciro Câmara e Danielle Campos – +55 85 3264.5359