Cid Gomes entrega 2.427 títulos de terra na Região do Cariri

13 de janeiro de 2014 - 19:50

Mais 2.427 títulos de terra foram entregues nesta segunda-feira (06), em Barbalha, na Região do Cariri, pelo governador Cid Gomes. A ação faz parte parte do Programa de Regularização Fundiária, que tem como principal meta universalizar a titulação de terra no Estado, reconhecendo agricultores como os proprietários das terras, evitando assim a grilagem. Foram entregues 1.406 títulos de propriedade para os agricultores de Barbalha e 1.021 para os agricultores de Porteiras.

Durante a solenidade, o Governador e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, fizeram a entrega de sementes do programa Hora de Plantar. Pelo menos 24.615 agricultores serão beneficiados em 28 municípios da Região do Cariri. Eles receberam as seguintes quantidades de sementes: milho híbrido (1.219.140 kg) milho variedade (14.090 kg), feijão Caupi (53.650 kg), sorgo forrageiro (30.940 kg) e mamona (2.325 kg), totalizando 1.320.145 kg (um milhão, trezentas e vinte mil, cento e quarenta e cinco toneladas de sementes). Além disso foram distribuídas também 720 m³ manivas de mandioca, 10.030 unidades de cajueiro anão precoce e 431 mil unidades de palma forrageira, totalizando um investimento de R$ 4.683.420,00.

Os moradores da Região também foram beneficiados com uma unidade móvel do projeto Ceasa nos Bairros. O projeto existe desde 2005 e tem como objetivo aproximar o atacadista do consumidor e oferecer aos cidadãos, hortigranjeiros de boa qualidade com preços acessíveis, semelhantes aos praticados na Ceasa, na porta de casa. O ônibus teve investimento no valor de R$ 216.800,00.

BRB dentro1Em suas palavras, o governador Cid Gomes destacou o desafio de conviver com a falta de chuva, mas o Estado faz o esforço para implementar ações de convivência com a seca. “Desde 2007, o Ceará construiu milhares de cisternas, e até o final de 2014, a intenção é construir 300 mil cisternas. O Cinturão das Águas do Ceará deixará o Estado livre de um colapso de água independente de inverno. Com o CAC serão transportados 30 mil litros de água por segundo alimentando as bacias hidrográficas do Estado”, disse o Governador.

O secretário Nelson Martins destacou que o programa São José III está investindo R$ 700 milhões, com 50 projetos já executados e 80 projetos licitados. “O Governador já negociou com o BIRD mais R$ 100 milhões para projeto de abastecimento”, ressaltou Nelson Martins. Ele disse ainda que o Governo do Estado conseguiu 347 mil vagas para o Garantia Safra. “Até o até o final do mês de Janeiro os agricultores devem ir à sede da Secretaria de Agricultura municipal pegar o boleto para que, caso haja estiagem, eles recebam 12 parcelas de R$ 172”, explicou o secretário.

Participaram ainda da solenidade o presidente da Assembleia José Albuquerque; os deputados federais Arnon Bezerra e José Guimarães os deputados estaduais Camilo Santana e Sineval Roque; o presidente da Ematerce José Maria Pimenta; o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário Antônio Amorim; o presidente do Instituto Agropolos, Leonildo Peixoto, e o superintendente do IDACE Ricardo Durval Lima além dos prefeitos de Assaré, Araripe, Altaneira, Barbalha, Jardim, Missão Velha e Nova Olinda.

13.01.2014

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado