BALANÇO 2013 – SSPDS reduz índice de mortes violentas pelo terceiro mês seguido

13 de janeiro de 2014 - 22:07

As ações desempenhadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) têm surtido efeito e o número de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) vem caindo gradativamente. É o que aponta os dados apresentados pelo titular da pasta, Servilho Paiva, na última sexta-feira (10) durante coletiva na sede da SSPDS, no bairro São Gerardo. Levando em conta a média de mortes nos nove primeiro meses do ano de 2013, com a redução do último trimestre, foram evitados 269 crimes letais no último trimestre do ano.

Comparando-se o mês com o imediatamente anterior, outubro registrou uma queda de 2,9% com 437 ocorrências (se comparado com setembro); novembro caiu 10,8%, com a marca de 390 (em relação a outubro); e em dezembro mais uma redução de 2,8% (comparado a novembro), fechando o último mês do ano com 379 vítimas.

Caso os Crimes Violentos Letais Intencionais seguissem o aumento médio registrado até setembro (de 4,5%), no quarto trimestre do ano teriam acontecido 1.475 mortes. Entretanto, graças ao trabalho desenvolvido, o período contabilizou 1.206 vítimas, ou seja, 269 vidas foram salvas. O mês de dezembro apresentou até mesmo uma pequena queda em relação ao mesmo período de 2012.

Não ocorria redução em três meses seguidos desde o primeiro semestre de 2011, quando os meses de fevereiro, março e abril do respectivo ano, apresentaram decrescimento contínuo.
A SSPDS tem buscado ao máximo reduzir o índice de violência no Ceará com diversas ações e reforço policial. Recentemente, o estado foi dividido em Áreas Integrada de Segurança (AIS) e estão sendo traçadas metas para cada uma das áreas.

BALANÇO 2013 – CVP registra redução considerável no Ceará

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva, realizou na tarde desta sexta-feira, 10, na sede da SSPDS, uma coletiva de imprensa para apresentar o balanço sobre os dados estatísticos referentes aos índices de violência no Ceará. Entre os números apresentados, está o de ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). Nele, estão computados os dados de roubos, exceto latrocínios, que estão incluídos em Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

O último trimestre do ano de 2013 apresentou queda consecutiva comparando-se os meses com os imediatamente anteriores. Já em relação aos três últimos meses de 2012, a diminuição foi ainda maior. As maiores quedas ocorreram em novembro (-21% do que outubro) e dezembro (-6,7% do que novembro).

O mês de novembro foi o período que a Polícia Militar recebeu reforço de 1.057 novos policiais e a SSPDS ampliou Batalhão de Polícia de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO) em 100 PMs.

O total de casos do último trimestre de 2012 foi de 12.928, já o mesmo período de 2013 fechou com 9383, ou seja, menos 3545 ocorrências. Em dezembro de 2013, foram 2.736 contra 4.245 do ano anterior, o que representa uma queda de 35,5%.

10.01.2014

Assessoria de Comunicação da ASCOM/SSPDS

Kélia Jâcome (85 3101.6517 – 6518 – 6519)

Twitter: @sspdsce