Construção do Acquario inicia fase tecnológica

10 de janeiro de 2014 - 18:14

O govenador Cid Gomes reuniu nesta sexta-feira (10), no Palácio da Abolição, e os envolvidos na construção do Acquario para atualizar o andamento e dar um panorama técnico sobre as próximas etapas da construção do equipamento. O Acquario Ceará terá os equipamentos mais modernos e será um dos maiores do mundo. “Estou bem feliz com os resultados. Esse é um projeto pelo qual eu tenho um grande empenho e tudo o que eu puder fazer por ele, eu farei”, disse Cid Gomes.

A Empresa ICM Reynolds mobilizou equipes de especialistas em aquário no mundo para o acompanhamento diário da obra. Foram iniciados a construção dos escritórios permanentes para o início do projeto de colocação de tubos. Também será feito um controle de qualidade do concreto pra o recebimento dos tubos específicos especiais.

Em fabricação já estão a tematização interna, cobertura temática, bombas e filtros, filmes, equipamento das atrações, equipamentos mecânicos e elétricos, elementos temáticos, painéis de acrílico, equipamentos de entretenimento. A execução da estrutura de concreto estão em andamento para praça das águas e os setores de 1 a 4. Participaram da reunião o secretário de Turismo, Bismark Maia, e técnicos da ICM Reynolds (empresa americana especialistas em aquários).

Sobre o Acquario

As obras do Acquário Ceará, sob responsabilidade da Secretaria do Turismo (Setur CE), entraram em uma nova fase. Após a conclusão da estrutura de sustentação e do subsolo, em dezembro de 2013, deve começar a instalação de estruturas subterrâneas. Técnicos da empresa estadunidense ICM Reynolds, contratada pelo Governo do Estado do Ceará para fornecer tecnologias e supervisionar a construção, chegaram em Fortaleza na terça-feira (08), com o objetivo de periciar a estrutura já feita.

O secretário do Turismo, Bismarck Maia, explica que dada a complexidade do projeto, a ICM precisa aprovar as intervenções antes de começar a instalar os equipamentos que devem chegar no Estado até fevereiro. “Esta parte concluída é uma espécie de piscina que vai ficar por baixo do prédio principal do Acquario, e serve para abrigar maquinário, filtros, encanamento e outros equipamentos essenciais o funcionamento do complexo”, explica Bismarck.

Até o fim do mês, peças como canos especiais e bombas devem ser despachadas dos Estados Unidos, onde são fabricadas, para o Ceará.  O prédio principal do Acquario deve ser concluído até 2015. Quando estiver em pleno funcionamento, deve se tornar “um marco do Ceará, inserindo-o no universo das grandes obras; um local que engloba educação, trato da vida marinha e que tem tudo a ver com a nossa história e com a nossa cultura”, resume o secretário.

10.01.2014

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com informações da  Secretaria do Turismo
Casa Civil – 85 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
Carmen Inês Walraven – Tunay Moraes Peixoto
+55 85 3001.4654 – 3101.4661 – 8732.2041
ascom@setur.ce.gov.brcarmeninesm@hotmail.comtunay.peixoto@setur.ce.gov.br
facebook.com/seturce – twitter.com/seturce