Governo do Estado investe em melhorias e ampliação dos serviços do Detran

7 de janeiro de 2014 - 17:47

A população do bairro Messejana, em Fortaleza, tem mais próximo de casa toda a prestação de serviço ofertada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Nesta terça-feira (07) o governador Cid Gomes inaugurou a nova sede do Departamento no bairro, localizado na Avenida Frei Cirilo, 4561. Segundo o Governador, com a inauguração, o Detran passa a se descentralizar e a garantir maior agilidade na prestação dos serviços à população, que anteriormente tinha que se deslocar a sede, na Maraponga. A inauguração é parte de um conjunto de investimentos que o Governo do Estado vem realizando e que ao final de 2014 devem somar mais de R$ 70 milhões.

“O serviço público tem uma obrigação que pode resumir todas as outras, tratar bem as pessoas e o Governo do Estado tem tentado fazer isso em todas as suas competências. É um direito da população ser bem atendida em suas necessidades. O Detran era um órgão deficitário, que ao longo do tempo aumentou muito sua demanda, mas que não tem se acomodado na prestação do seu serviço e a diretriz é descentralizar e estar mais próximo a população”, discursou Cid Gomes.

dentrandentro1Presente na solenidade, o Superintendente do Detran-CE, Igor Ponte, apresentou os números relativos aos investimentos do Governo no Estado em relação ao Detran-CE, que até 2014 deverá contar com 11 novas áreas de exames para candidatos a primeira habilitação, além de novas sedes e melhorias em sedes já instaladas no interior do Estado (Juazeiro do Norte, Sobral, Crateús, Baturité, Tauá, Acaraú). Até maio deste ano o governador Cid Gomes também inaugura uma nova sede em Fortaleza, no bairro São Gerardo.  “O objetivo do Estado é agilizar a prestação de serviços e dá vazão a grande demanda do Detran”, concluiu Igor Ponte.

Já implantação do novo prédio o Governo do Estado investiu R$ 2,2 milhões e conta dois pavimentos, ambos climatizados, área coberta de 2.166 metros quadrados (o dobro da sede anterior), em um terreno de 4.735 metros quadrados. O equipamento conta também com uma dos mais modernos sistemas de atendimento, com capacidade para atender 10 mil usuários por mês, residentes em 11 bairros na região Sul de Fortaleza, além de moradores de municípios da Região dentrandentro2Metropolitana de Fortaleza (RMF), como Eusébio e Aquiraz. Os cadeirantes terão acesso por rampas e elevador e terão banheiros exclusivos.

Segundo o Superintendente, Igor Ponte, na sede da Messejana serão ofertados serviços como emissão e regularização de documentos, assim como serviços relacionados a habilitação e obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Serão ofertados todos os serviços que a população precisar para que não seja mais necessário se deslocar da região onde mora em um espaço mais amplo, como todos merecem”, reforçou o superintendente.

Segundo informações do órgão, no pavimento térreo funcionarão os serviços de veículos, como vistoria, transferência, emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), além de emplacamento de veículos novos. Os veículos terão acesso exclusivo para a área de vistoria. No pavimento superior funcionarão os serviços de habilitação, como a obtenção da primeira CNH; renovação da CNH, com salas específicas para exame psicotécnico e exame médico, além de bancadas específicas para captura de imagem (fotografia) e registro da dentrandentro3biometria (digital dos 10 dedos das mãos). Outra novidade é a realização de exame teórico (prova de legislação) pelos candidatos a primeira habilitação. É a segunda unidade de Fortaleza a oferecer isso. A primeira foi a sede do Órgão, no bairro Maraponga. Em Messejana foram instaladas 20 cabines com computadores e teclado específico, em que os candidatos podem responder às questões da prova.

Prestigiaram a solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), José Albuquerque; o líder do Governo na Assembleia, José Sarto; secretários estaduais, Quintino Vieira (DAE), Cel. Joel Brasil (Casa Militar); o deputado Fernando Hugo; o presidente da Câmara de Fortaleza, Walter Cavalcante, os vereadores Iraguassu Teixeira e Leonel Alencar; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; e autoridades.

07.01.2014

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)