Chuva em 84 municípios cearenses nesta terça-feira (07)

7 de janeiro de 2014 - 15:10

Amanheceu com chuva em 84 municípios do Ceará e as precipitações, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram causadas pela atuação de um sistema conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Os maiores registros aconteceram em Itapipoca (74,2mm), Reriutaba (57mm) e Acopiara (56mm). Em Fortaleza, a chuva foi de 14,2mm.

De acordo com a meteorologista Cláudia Rickes, apesar de gerar esperança na população, as chuvas precisam ser encaradas com cautela. “Não começou ainda a quadra chuvosa. Essas precipitações de hoje são de pré-estação e não podem ser relacionadas ao período chuvoso, entre fevereiro e maio”.

Ela explica também que o sistema que atua no Ceará durante a quadra chuvosa é a Zona de Convergência Intertropical. “Como são sistemas diferentes, o fato de estar chovendo hoje não significa que teremos boas chuvas até maio”.  A Funceme divulgará o prognóstico oficial da quadra chuvosa de 2014 na semana entre 20 e 24 de janeiro.

Mais chuva

A previsão do tempo para amanhã é de que a atuação e o posicionamento do Vórtice Ciclônico permaneça favorecendo chuvas no Ceará. Assim, na quarta-feira, 8 de janeiro, deve haver céu nublado com precipitações de intensidade fraca a moderada em todas as regiões cearenses, principalmente na madrugada e pela manhã.

07.01.2014

Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto – (85) 8814-4194