1 milhão de atendimentos nas UPAs da Capital

7 de janeiro de 2014 - 20:05

O número de atendimentos feitos nas seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) construídas pelo Governo do Estado em Fortaleza chegou a 1 milhão de atendimentos no último sábado (04). O atendimento de número 1 milhão foi a Nicole Melo de Mesquita, na UPA de Messejana, confirmado pelo sistema informatizado e integrado de todas as UPAs. Na manhã desta terça-feira (07), o governador Cid Gomes e o secretário da Saúde, Ciro Gomes, foram até a casa da pequena Nicole, saber dos pais como foi o atendimento. Ouviram da mãe, a auxiliar de professora Lidiana Carvalho de Melo, que “a minha filha foi melhor atendida, sem pagar nada, do que através do plano de saúde que pago todos os meses”.

Com um ano de idade, moradora do bairro Paupina, vizinho a Messejana, a pequena Nicole foi à UPA no sábado acompanhada da mãe. Lá foi consultada pelo médico pediatra e também fez exames de sangue e urina.  Após o controle da febre foi liberada para casa. “Para minha família a UPA é segurança. Na hora que a Nicole e o outro filho Davi ficam doentes, principalmente de madrugada, temos para onde correr e o melhor é que sempre somos bem atendidos”, afirma Lidiana, que trabalha em um colégio particular como auxiliar de professora.  “Na UPA tudo funciona direito. A começar pelos profissionais que atendem olhando para a cara da gente, querendo saber o que os nossos filhos estão de fato sentindo”, acrescenta.

A UPA que atende a família de Lidiana e as famílias de dezenas de bairros próximos da grande Messejana foi a terceira inaugurada pelo governador do Estado, Cid Gomes na capital. Começou a atender a população logo após a inauguração na noite do dia 10 de maio de 2012. É a segunda unidade com maior número de atendimentos das seis que funcionam em Fortaleza. Até a última segunda-feira, 6, havia realizado  239 mil e 565 atendimentos. A que fica no Autran Nunes, aberta à população um pouco antes, no dia 19 de abril de 2012, é a mais movimentada, com 259 mil e 777 atendimentos.  Na Praia do Futuro, onde fica a primeira UPA da capital entregue pelo governo do Estado, com apoio do governo federal, foram realizados 216 mil e 062 atendimentos. Em quadro abaixo, veja os números de atendimentos em cada uma das UPAs.

 banner atend upas

Com médicos 24 horas especialistas em clínica geral e pediatria e equipes de enfermagem, as UPAs atendem crianças e adultos em casos de urgência e emergência. Entre os casos, febres e convulsão, dores no peito, crises de hipertensão arterial, queimaduras, cortes, quedas. O atendimento é feito com base na classificação de risco. Recebem prioridades os pacientes em situações mais urgentes e emergentes, independentemente da idade e hora em que chegaram às UPAs, indicados através de pulseiras colocadas nos braços dos pacientes. As pulseiras nas cores vermelho e amarelo indicam que os casos são graves e devem ser atendidos rapidamente.  Além de exames laboratoriais, as UPAs realizam raio-x e têm salas de gesso. Mas é bom lembrar que em casos de fraturas expostas os pacientes não devem ser levados às UPAs. Devem ser levados diretamente para os hospitais de referência.

O acesso aos serviços de urgência e emergência também foi ampliado na Região Metropolitana de Fortaleza e em outras regiões do Ceará. Na RMF o governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, construiu e já abriu as portas de cinco UPAs 24 horas em Maranguape, Caucaia, Eusébio, Horizonte e Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Mais duas atendem a população em São Benedito e Pentecoste. Estão sendo concluídas oito unidades em Tauá, Crateús, Juazeiro do Norte, Canindé, Aracoiaba, Iguatu, Russas e Aracati. A ampliação da rede de urgência e emergência inclui a expansão do Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192). Além do SAMU Polo I, que atende 79 municípios, a Secretaria da Saúde do Estado está, em parceria com o governo federal, estruturando o SAMU polo II e o SAMU Polo III. Com os três polos implantados, o Ceará passará a ter cobertura de 100% do SAMU.        

07.01.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá
selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara