Luta contra Aids: Teste rápido de aids e distribuição de preservativos

29 de novembro de 2013 - 18:09

1º de dezembro, próximo domingo, é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A Secretaria da Saúde do Estado marca a data abrindo as portas neste sábado (30). A Sesa fica na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. Profissionais da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa atenderão a população, das 8 horas às 13 horas, com serviços de prevenção. Serão realizados testes rápidos de HIV/Sífilis e a entrega dos resultados já é feita na manhã do sábado. Em caso de resultado positivo nos testes, uma equipe faz o encaminhamento para tratamento nos serviços especializados de DSTs e Aids na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Para orientar e alertar sobre os cuidados com a doença, também haverá distribuição de fôlderes com dicas de como evitar a transmissão e como fazer o tratamento da doença, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos.

 

Menos transmissão aos bebês

As ações de promoção em saúde e de controle da Aids incluem tanto o diagnóstico e tratamento precoces quanto a atuação direta no acesso à informação pela população, com o objetivo de promover a conscientização. Algumas medidas podem ser tomadas no dia a dia para evitar e reduzir a transmissão. As relações sexuais são o principal meio de transmissão sexual. Por isso, a importância do hábito de usar preservativos em todas as relações sexuais. Em casos de infecção transmitidas da gestante para o bebê, basta fazer o teste de Aids e começar o tratamento pré-natal o quanto antes. Nos últimos cinco anos, o Ceará reduziu significativamente a transmissão vertical. De 2008 a 2012, o número de crianças infectadas caiu de 20 para 5 (ver informe epidemiológico).

 

Alerta às mulheres e aos cinquentões

Segundo informe epidemiológico sobre Aids elaborado e divulgado pela Sesa, foram confirmados 1.072 casos no Ceará em 2012. Desde 1983, quando o primeiro caso foi registrado no Estado, até novembro deste ano, foram registrados 13.208 casos da doença. De lá para cá, ocorreu uma mudança no perfil epidemiológico. A frequência de mulheres com a doença está crescendo. A proporção de casos passou de 3,5 homens infectados para cada mulher, em 1991, para 2,1, em 2012. A estimativa para 2013 é que fique em 2,3.

 

Saiba mais

A incidência em pessoas com mais de 50 anos de idade registra aumento. Passou de 4,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes nessa faixa etária, em 2001, para 9,3 casos em 2012. A Secretaria da Saúde do Estado alerta os cinquentões sobre o uso de preservativos em todas as fases da vida. Casos de Aids em pacientes com 50 anos ou mais de idade, segundo ano de diagnóstico, Ceará, 2001 a 2013.

 

29.11.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br  / 85 3101.5220/ 3101.5221)

Alexandre Maia Lima – Estagiário do Proensino

Twitter: @SaudeCeara

Facebook: www.facebook.com/saudeceara