Governador inaugura 14ª policlínica regional, em Russas

29 de novembro de 2013 - 18:30

Nesta segunda-feira (2), aumenta para 14 o número de policlínicas regionais  entregues à população pelo Governo do Estado em diferentes regiões do Ceará. Às 19 horas de segunda-feira o governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, farão a inauguração da policlínica regional em Russas, na Rua Felipe Santiago, s/n, Centro. No total, são 22 policlínicas para ampliar e facilitar o acesso da população aos especialistas e a exames especializados na própria região onde mora. As outras 8 estão sendo concluídas. Já foram inauguradas em Tauá, Baturité, Camocim, Acaraú, Pacajus, Itapipoca, Aracati, Brejo Santo, Sobral, Campos Sales, Icó, Quixadá, Caucaia.

Acesso aos especialistas

A policlínica em Russas, como unidade de abrangência regional, atenderá a população de 191.117 habitantes dos cinco municípios que integram a 9ª Região de Saúde. Além da população de Russas, os moradores de Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova e Palhano terão acesso a consultas com médicos especialistas em 10 áreas da medicina: cardiologia, cirurgia geral, clínica geral, ginecologia, mastologia, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia. A nova unidade também conta com especialistas em outras áreas, como a fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.

Acesso a exames

Os moradores são consultados pelos especialistas e também realizam na policlínica regional exames especializados, entre eles eletrocardiograma, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, audiometria e ainda coleta de patologia clínica. Os equipamentos para exames estão todos já instalados na nova unidade.

Recursos do Estado

O investimento em obras e na aquisição de equipamentos da policlínica regional em Russas foi de R$ 7.834.213,76. Todas as policlínicas regionais foram construídas e equipadas com recursos do Tesouro do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O custeio mensal é compartilhado entre o Estado e os municípios que formam cada Região de Saúde, através da gestão feita por consórcio público de saúde.     

Homenagem

A policlínica regional em Russas recebe o nome de Dr. José Martins de Santiago. É uma homenagem ao médico que nasceu na localidade de Córrego de Maria  Francisca, atualmente Pitombeira, em Russas. Filho de Francisco Felipe Sobrinho e Maria Martins de Carvalho, ingressou na Faculdade de Medicina, formando-se em 1962. Casou com Francisca de Oliveira Santiago em 1963 e teve seis filhos. Fez Residência Médica na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, em Fortaleza. Retornou para sua terra natal, onde assumiu o primeiro emprego no antigo Sandu, órgão público de assistência médica.

Trabalhou no Hospital de Russas cinco anos. Em 1966 entrou para a política. Foi prefeito de Russas de 1967 a 1971. Foi reeleito para o período de 1977 a 1983. Foi suplente de deputado estadual, na década de 80. Em 1985 foi delegado regional do trabalho em Russas. Retornou à política em 1992 como vice-prefeito de Russas. José Martins de Santiago morreu em 1993, na capital.      

CEO e UPA 24h

Em Russas, como parte da nova rede de assistência à saúde do Ceará, já funciona o CEO regional desde julho de 2010, e está em conclusão a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) para atendimentos aos casos de urgência e emergência. Em todo o Estado são 22 policlínicas, 19 CEOs regionais, 32 UPAs 24 horas e dois hospitais regionais já em funcionamento em Juazeiro do Norte ( Hospital Regional do Cariri) e em Sobral ( Hospital Regional Norte) e um em construção em Quixeramobim ( Hospital e Maternidade do Sertão Central).

Até outubro deste ano foram realizados no CEO regional em Russas 49.103 atendimentos à população dos cinco municípios da 9º Região de Saúde. Entre os serviços feitos no CEO regional estão ortodontia, endodontia, periodontia, próteses dentárias e instalação de aparelhos ortodônticos. Foram instaladas 5.255 próteses e 1.107 aparelhos ortodônticos. A gestão do CEO regional também é feita por consórcio público de saúde, acrescentando a participação do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, no custeio mensal, juntamente com o governo do Estado e os municípios.       

 

28.11.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara