Cid Gomes inaugura a 13º Policlínica do Ceará

27 de novembro de 2013 - 11:16

A 13º Policlínica do Ceará foi entregue nesta terça-feira (26) pelo Governador Cid Gomes à população de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), juntamente com o secretário da saúde, Ciro Gomes. O novo equipamento de saúde vai beneficiar além da cidade outros nove municípios garantindo assim que a 2º Região de Saúde do Estado fique completamente assistida. Na Região já funcionam o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h), ambos em Caucaia, e uma segunda UPA 24h em Pentecoste, construídos pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal e prefeituras. “A ideia é que todos os cearenses, dos 184 municípios, tenham acessos a todos os serviços de saúde e especialidades médicas, acessos a consultas e exames, que é um direito de cada um. Essa é a 13º que o Estado inaugura e fisicamente ela está localizada em Caucaia, mas vai atender a população de outros nove municípios. Tudo o que for relativo a consultas com especialistas, como neurologista passando pelo mastologia e pelo cardiologista, tudo isso a população vai encontrar nessa Policlínica”, destacou o governador Cid Gomes.

Policlinica Caucaia IntDo tipo II, a Policlínica Dr. José Correia Sales atenderá também os municípios de Apuiarés, General Sampaio, Itapajé, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu e Tejuçuoca. Serão mais de 572 mil pessoas beneficiadas com consultas em 13 especialidades médicas, além de exames complexos. “A Policlínica conta também com um grande diferencial. As pessoas não precisam mais chegar aqui de madrugada, enfrentar filas para pegar uma senha para receberem atendimento. Elas já vem encaminhada do seu município com dia e horário de atendimento marcado e com um médico especialista esperando por ela, tudo isso através de uma grande central de regulação”, explicou Cid Gomes.

Na nova Policlínica Regional o Governo do Estado investiu R$ 12.327.512,86 em obras e equipamentos, com recursos exclusivos do Governo do Estado. Nela a população terá acesso a consultas em com médicos especialistas em neurologia, angiologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia e traumato-ortopedia. A população também poderá realizar exames de tomografia computadorizada, antes só disponível na rede particular de saúde; e exames como o eletroencefalograma, endoscopia respiratória, radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e ainda coleta de patologia clínica.

Policlinica Caucaia Int2Os mesmos serviços são prestados nas 12 Policlínicas já entregues pelo Governo do Estado em Tauá, Baturité, Camocim, Pacajus, Brejo Santo, Acaraú, Itapipoca, Aracati, Sobral, Campos Sales, Icó e Quixadá. Mais nove equipamentos estão em fase de conclusão para serem inauguradas até o final de janeiro do próximo ano, são as Policlínicas localizadas em Iguatu, Barbalha, Limoeiro do Norte, Tianguá, Crateús, Canindé, Russas, Maracanaú e Crato. “Ao final da gestão do governador Cid Gomes serão 22 Policlínicas Regionais compondo a rede de assistência à saúde do Ceará, formada também por 19 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs Regionais), com 17 já abertos e atendendo à população”, concluiu o secretário Ciro Gomes.

Policlinica Caucaia Int3Integram ainda a nova rede de assistência quatro Hospitais Regionais, com dois já funcionando – Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, e o terceiro, o Hospital e Maternidade do Sertão Central (HMSC), em construção no município de Quixeramobim; e 23 UPAs 24 horas implantadas em parceria com o Governo Federal.

Prestigiaram a solenidade o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro; o deputado federal Danilo Forte; os deputados estaduais Lucílvio Girão e Beth Rose; o ex-secretário estadual da saúde, Arruda Bastos; os prefeitos dos municípios beneficiados, Washington Gois (Caucaia), Francisco Gois (Apuiarés), Maria Edilene Monteiro (General Sampaio), Ciro Braga (Itapajé), Francisco Sidney (Paracuru), Carlos Henrique (Paraipaba), Ivoneide Moura (Pentecoste), Francisco Cláudio Pinto (São Gonçalo do Amarante), Danielle Rose (São Luiz do Curu) e Francisco Valmar (Tejuçuoca); e autoridades da Região.

 

27.11.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 8674.2701)