Desenvolvimento: Governo inaugura UPA e Aeroporto no município de São Benedito

26 de novembro de 2013

A noite de segunda-feira (25), data em que o município de São Benedito comemorou 140 anos, foi um marco para a população de quase 120 mil habitantes da cidade. O governador Cid Gomes, acompanhado do secretário Ciro Gomes e do secretário de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, inaugurou dois importantes equipamentos para a cidade da região da Serra da Ibiapaba: o Aeroporto Walfrido Salmito de Almeida e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de São Benedito, a décima segunda entregue em seu governo.

 
O terminal aeroportuário, que recebeu investimentos da ordem de R$ 6 milhões, vai alavancar o desenvolvimento da região, fomentando o comércio e o turismo, bem como reduzindo o tempo de deslocamento de produtos da Serra da Ibiapaba para outras áreas do Estado. O aeroporto é equipado com terminal de passageiros, estacionamento para veículos, pátio de estacionamento de aeronaves, corpo de bombeiros, balizamento noturno, biruta eletrônica e pista de pouso e decolagem com 1.500 metros de extensão por 30 metros de largura, sendo inclusive mais extensa que a pista do Aeroporto de Congonhas.

 
O Aeroporto Walfrido Salmito de Almeida recebeu inscrição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A inscrição, válida por 10 anos, está vigente desde agosto de 2013, período em que foi publicada a portaria. Segundo o governador Cid Gomes, a ideia do Governo é instalar terminais aeroportuários que atendam a todas as regiões do Estado. “Os aeroportos são importantes para o desenvolvimento do turismo, de emergências em saúde e de outros negócios”, comentou o Governador.

 
internaupa1Após a inauguração do aeroporto, foi a vez de Cid Gomes e Ciro Gomes, acompanhados dos prefeitos de São Benedito, Gadyel Gonçalves; de Carnaubal, Raimundinho; de Croatá, Antônio Nobre e de Guaraciaba do Norte, Regivaldo, inaugurarem a  UPA 24 horas da cidade. A unidade de Saúde funcionará ininterruptamente e atenderá a população dos municípios de São Benedito, Carnaubal, Croatá e Guaraciaba do Norte, municípios consorciados para gerir a UPA 24 horas.

 
Para a construção da UPA, Governo do Estado e Ministério da Saúde investiram R$ 2.886.320,45, entre obras e equipamentos. Voltada para atendimentos em urgências e emergências, a unidade conta com um quadro de dois médicos por plantão: clínico geral e pediatra.

 
O governador Cid Gomes reforçou o contingente da unidade de saúde e alertou que o serviço deve sempre ser de qualidade. “São 65 profissionais que irão trabalhar nessa UPA. Mas devem trabalhar direito e atender com humanidade. Se isso não acontecer o profissional será devidamente substituído”, comentou. O chefe do Executivo ainda referiu-se às obras de infraestrutura hídrica e rodoviária voltadas ao desenvolvimento da região. “Nós estamos duplicando a oferta de água para a região, com a construção de adutoras e vamos duplicar a estrada que liga Tianguá até São Benedito, pra que a gente possa reduzir os acidentes e dar mais agilidade na economia, no transporte, na saúde e na educação da população”, concluiu.

 
internaupa2Para Odorico Monteiro, o governo Cid Gomes desenvolve uma dimensão diferenciada na saúde. “É o que conhecemos como atenção integral, que é garantir a promoção, a prevenção e o atendimento integral à população”, disse o secretário.

 
De acordo com o secretário da Saúde, Ciro Gomes, “esta Unidade de Pronto Atendimento vem para compor aquilo que o governador Cid Gomes pretende que seja a melhor rede de saúde pública do Brasil. A ideia é que cheguemos a cem por cento das famílias cearenses ligadas ao médico da família nos postos e unidades de saúde. Hoje essa proporção é de sete em cada 10 famílias assistidas”, comentou Ciro.

 
 
Rede de assistência

 
A UPA em São Benedito é a 12º entregue à população pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo federal. A rede de urgência e emergência do Ceará conta agora com 12 UPAs já funcionando, inlcusive a de São Benedito, com a população recebendo atendimento em qualquer dia e hora. Desse total, quatro na Região Metropolitana: Caucaia, Maranguape, Eusébio e Horizonte. Uma funciona em Pentecoste e as outras seis na Capital, nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana, Canindezinho, Conjunto José Walter e Conjunto Ceará. Em Fortaleza, as seis UPAs fizeram 912.988 atendimentos até o último dia 22 de novembro.

 
internaupa3Participaram ainda da solenidade o vice-governador Domingos Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque; os deputados federais João Ananias e Dedé Teixeira; o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele; o superintendente do Departamento Estadual de Rodovias, Sérgio Azevedo; o ex-secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos; o deputado estadual Vanderlei Pedrosa e várias autoridades da Região. 

 
 
 
26.11.2013

 
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil (comunicaçã o@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)