Hemoce realiza show de comemoração de 30 anos

22 de novembro de 2013 - 12:08

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce completa 30 de anos de funcionamento dia 23 de novembro. Por conta da data, o Hemocentro Coordenador irá realizar no sábado (23), 18 horas, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um show de comemoração gratuito dedicado à toda população cearense, em especial, aos doadores voluntários de sangue, que tornam possível, a cada doação, o trabalho do Hemoce. A primeira atração será a bateria Unidos da Cachorra e, para fechar a noite de festa, teremos um show da dupla de sanfoneiros Ítalo e Renno, que já é parceira do Hemoce, animando o público.

Por causa do aniversário do Hemoce e do Dia Nacional do Doador  (25 de novembro), neste mês de novembro uma nova campanha foi lançada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia: “Eu me importo, sou doador de sangue”, buscando conscientizar as pessoas quanto à importância da doação. Em alusão às duas datas, uma programação especial foi organizada durante todo o mês de novembro. Como parte da campanha, o Hemocentro Coordenador, localizado na Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, funcionará durante todos os domingos de novembro de 7 horas às 13 horas. Uma forma incentivar as pessoas que não têm tempo durante a semana.

O Hemoce

No dia 23 de novembro de 1983 a primeira doação de sangue foi realizada na sede do Hemocentro Coordenador em Fortaleza. O primeiro doador voluntário foi José Calls Gaspar Júnior ou Dr. Cals, que era na época chefe do setor de Sorologia do Hemoce. A partir desse histórico dia, o número de transfusões aumentou, o Hemoce ampliou seus serviços e se tornou o responsável pela atuação em âmbito estadual, no que se refere a Hemoterapia e Hematologia.  Hoje, o Hemoce possui quatro Hemocentros Regionais (Sobral, Crato, Iguatu e Quixadá), e um Hemonúcleo em Juazeiro do Norte.

Além das doações de sangue e de proporcionar tratamento para pessoas que possuem algum tipo de coagulopatia hereditária ou hemoglobinopatias, o Hemoce, desde o ano 2000, é responsável pelo cadastro de possíveis doadores a medula óssea, contabilizando 120 mil pessoas cadastrados no Registro Nacional de Medula Óssea (Redome). Em 2008 começou a realizar o transplante autólogo de medula, em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), e esse ano, o Ministério da Saúde autorizou a realização do transplante de medula alogênico.

A hemorrede é responsável pelo atendimento de mais de 8 milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios, através de 307 hospitais e 10 clínicas de hemodiálise, alcançando a marca de 120 mil transfusões por ano.
 

Serviço: Show de Comemoração 30 anos do Hemoce
Local: Anfiteatro Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Horário: 18 horas

 

22.11.2013

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Luiza Dantas
85 88921883/3101 2308
www.hemoce.ce.gov.br