Dilma e Cid Gomes inauguram UPA 24h que atenderá Horizonte e Pacajus

21 de novembro de 2013 - 14:15

A presidenta Dilma Rousseff, o governador Cid Gomes e o secretário da Saúde, Ciro Gomes, fazem nesta sexta-feira (22), às 11 horas, a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. A UPA 24h, que atenderá a população de Horizonte e de Pacajus, foi construída com recursos do Governo do Estado e Governo federal, no valor total de R$ 3.929.313,24.

No custeio mensal, além de recursos do Estado e da União, há recursos das prefeituras de Horizonte e Pacajus, juntas através de consórcio público de saúde na gestão da UPA 24h. Do tipo II, a nova unidade atenderá a população de 114 mil habitantes dos dois municípios. A  capacidade é de até  300 pacientes por dia, com quatro médicos em cada plantão. Fica na Rua Francisco Pereira, esquina com Rua Ciro Bilhar, Centro de Horizonte, em terreno doado pela prefeitura municipal.

Urgência e emergência

A população dos municípios de Horizonte e Pacajus terá na UPA 24h acesso a exame de Raio X, laboratório, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico, e poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). Os pacientes recebem pulseiras com diferentes cores, de acordo com a classificação de risco. Os mais graves recebem a pulseira vermelha e são atendidos de imediato (ver abaixo a classificação de risco e o tempo de atendimento). Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

É a 11ª UPA 24h construída pelo Governo do Estado em funcionamento. Já atendem à população as UPAs 24h em Maranguape, Caucaia, Eusébio e Pentecoste e mais seis em Fortaleza, nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana, Canindezinho, Conjunto José Walter e Conjunto Ceará. Juntas, as seis UPAs na Capital já fizeram 908.701 atendimentos até o último dia 20 de novembro.

21.11.2013

Assessoria de Imprensa da Sesa