Biblioteca Pública: Espaço Martin Luther King Jr completa oito anos com acervo em inglês

21 de novembro de 2013 - 13:31

Admiradores e estudiosos do inglês falado e difundido pelos Estados Unidos e de aspectos diversos do país encontram na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel um setor exclusivo para maior aproximação com a língua e uma variedade de temas americanos. Denominado Espaço Martin Luther King Jr (1929-1968), em homenagem ao pacifista estadunidense que lutou contra a segregação racial e ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1964, o setor completou oito anos de funcionamento na última segunda-feira (18/11).

Criado em 2005, o Espaço Martin Luther King Jr, conhecido também como American Corner ou Esquina Americana de Fortaleza, reúne um acervo com conteúdo especializado e atualizado sobre os Estados Unidos, doado pela Embaixada Americana no Brasil, mais precisamente por sua biblioteca, o Centro de Informação e Pesquisa (IRC). Além de livros, jornais e revistas, o setor conta com DVDs e computadores à disposição do público, com acesso à internet e endereços direcionados para informações sobre aquisição de vistos, viagens de estudos ou a negócios nos Estados Unidos e projetos da embaixada.

A American Corner de Fortaleza foi a segunda a ser estabelecida no Brasil. As “Esquinas Americanas” são parcerias entre a Seção de Imprensa da Embaixada dos Estados Unidos e instituições brasileiras. “A Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel cedeu o espaço, que é mantido pela Embaixada Americana com acervo, equipamentos e programação”, explica a diretora da Biblioteca Pública, Enide Vidal. A “Esquina Americana” de Fortaleza promove o acesso a informações atuais e confiáveis sobre os EUA. O acesso ao acervo é gratuito e aberto ao público.

O espaço conta com obras de referência para consultas simples ou pesquisas mais aprofundadas e livros para empréstimo. Os interessados em conhecer ou estreitar o contato com a literatura produzida pelos Estados Unidos vão encontrar no local importantes exemplares, como os antológicos “O apanhador no campo de centeio”, de J.D. Salinger, “A cor púrpura”, de Alice Walker, “O Sol também se levanta” e “O velho e o mar”, de Ernest Hemingway, e “Poesia”, de T.S. Eliot.

Além dos clássicos, também existem obras que caíram no gosto popular, como “Ponto de  Impacto”, de Dan Brown, ou os livros atribuídos ao atual presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, “A audácia da esperança” e “A origem dos meus sonhos”, e ao ex-presidente Bill Clinton, sob o título de “Minha Vida”. Com o lançamento, em 2013, do filme brasileiro “Flores raras”, de Bruno Barreto, que conta a história de amor entre a poeta americana Elisabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares, o livro “Vida e memória de Elizabeth Bishop”, de Brett C. Millier, é uma boa dica de leitura para quem se interessou em saber mais sobre Bishop, vencedora do Prêmio Pulitzer de 1956.

Em inglês americano ou tradução para o português, os livros podem ser consultados no local ou tomados por empréstimo, desde que apresentada a carteira da biblioteca que permite a aquisição temporária das obras. O setor conta com cerca de dois mil exemplares nas estantes, sem contar os livros que vão chegando para atualizar o acervo e que estão sendo catalogados. O Espaço Martin Luther King Jr também está aberto a visitação, sem a necessidade de agendamento prévio. Se o número de visitantes ultrapassar a dez, é necessário marcar com antecedência.

Serviço

Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel – Espaço Martin Luther King Jr
Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Mais informações: (85) 3101.2552 – 3101.2541

22.11.2013

Coordenação de Comunicação da Secult
imprensa@secult.ce.gov.br
(85) 3101 6761