SDA realiza encontro no Interior sobre segunda etapa de vacinação contra a Febre Aftosa

20 de novembro de 2013

Representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e das vinculadas, Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) realizam nesta quarta-feira (20), em Boa Viagem, reunião com produtores rurais sobre a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O encontro acontece às 09 horas, no escritório da Ematerce de Boa Viagem.

Representantes das Prefeituras Municipais e produtores rurais da Região dos Sertões de Canindé devem aproveitar a reunião para realizarem uma avaliação do andamento dos índices de cobertura vacinal do Estado, além de serem decididos os prováveis locais a serem visitados até o final da campanha.

O secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, destaca a relevância das visitas para o fortalecimento da campanha em todas as regiões do Estado. “É muito positivo, pois temos a presença de todos os segmentos e eles assumem o compromisso de se empenharem ao máximo para atingir os melhores índices de vacinação”, coloca. Os representantes da coordenação da segunda etapa da campanha da febre aftosa já estiveram nos municípios de Cascavel, Pacajús, Acaraú, Itapipoca e Guaraciaba do Norte.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa prossegue até o dia 30 de novembro, data limite para os produtores comprarem a dose da vacina até esta data. Até agora, cerca de 20% do rebanho bovino e bubalino do Ceará já foi vacinado. A meta para a segunda etapa é vacinar 95% do rebanho. “Não basta somente o produtor vacinar, ele precisa declarar a vacinação para a ADAGRI e a Ematerce”, lembrou o secretário Nelson Martins.

O Ceará já foi reconhecido nacionalmente com zona livre de febre aftosa com vacinação e busca agora o reconhecimento internacional, em maio de 2014, como afirma o Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins. “Nossa meta é ser reconhecido internacionalmente, e para que o status de zona livre de aftosa com vacinação se mantenha os produtores precisam continuar vacinando o rebanho”, afirma.

A dose da vacina custa R$ 1,20 e pode ser encontrada em qualquer revenda agropecuária credenciada pela ADAGRI.

 

Serviço:

09 horas – Reunião da Coordenação Estadual da 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

Local: Escritório Regional da Ematerce de Boa Viagem – Rua Joaquim Rabelo 499 – Centro – Próximo à Rodoviária

 

20.11.2013

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Amanda Sobreira ( asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA